Vacina contra covid-19: deputado quer tornar imunização obrigatória em MT

Em caso de aprovação, será necessário comprovar imunização para embarque em meios de transporte e ingresso em instituições de ensino e em cargos públicos

(Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles)

Com a aprovação da Anvisa, agora a vacina contra a covid-19 é uma realidade no Brasil. As 67,5 mil doses destinadas a Mato Grosso devem chegar ainda nesta segunda-feira (18). A vacina não é obrigatória no Estado, mas um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa pode mudar a situação e impor restrições a quem se opuser.

A proposta é do deputado Eduardo Botelho (DEM), presidente da Casa de Leis e ainda deve ser votadas pelos outros parlamentares. Antes disso, o projeto está sob análise da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social.

“Entramos em uma situação absolutamente emergencial. Mais de 196 mil mortos pelo coronavírus, isso por uma contagem dos Estados supostamente subestimada. Chegamos no limiar das expectativas de vacinação. Não há mais tempo de se discutir prazos, estudos, planos e campanhas de imunização”, afirma Botelho.

LEIA TAMBÉM

Na prática, caso seja aprovada, a ideia do deputado é que a comprovação da imunização seja critério para ingresso de alunos em creches, escolas e universidades. Além disso, o comprovante da imunização seria cobrado para embarques em aeronaves, embarcações, ônibus e outros modais de transporte.

Para além dessas restrições, a comprovação também deve ser feita em caso de ingresso em cargos públicos.

“É começar o quanto antes a aplicar a vacina, ou as vacinas, desde que autorizadas pela Anvisa, e certificadas suas eficácias, a toda à população. E de maneira universal e imperativa. Não há outra maneira de se debelar esse terrível vírus que nos assola”, finaliza.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJustiça para (para variar)
Próximo artigoHomem é sequestrado e tem objeto introduzido no ânus por supostamente ter cometido abuso sexual