Variedades

Universo feminino esculpido por moçambicano chega à Câmara de Cuiabá

2 minutos de leitura
Universo feminino esculpido por moçambicano chega à Câmara de Cuiabá
Foto: Lidiane Barros/OLivre

Em passagem por Cuiabá por meio de uma parceria com Instituto das Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE-MT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o escultor moçambicano Hermínio Dhanlumbo, que ganhou reportagem especial do LIVRE, irá expor no saguão da Câmara Municipal de Cuiabá desta terça até quinta-feira (17).

Leia também: Moçambicano que “esculpe universo feminino” já se inspira pela iconografia local

Trata-se de esculturas em madeiras que expressam ícones das culturas africanas, entre outras temáticas que exaltam o empoderamento de mulheres negras, que o artista lamenta ainda estarem submetidas a imposições histórico-sócio-culturais que permanecem há séculos pelo machismo. As obras estarão expostas das 7h30 às 13h no local.

“Eu particularmente, acho que as mulheres têm que ganhar cada vez mais força. E o que eu prego é o amor. Uma mulher não é propriedade do homem, ela tem que ser respeitada. Quem olhar para as minhas peças, certamente que homens ou mulheres verão nelas, a singularidade da alma feminina”, diz ao LIVRE.

Foto: Lidiane Barros/OLivre

O artista usa a arte, uma linguagem universal, como instrumento de transformação social e política. A vivência em terras cuiabanas também já lhe inspira e com o uso das ferramentas já começa a esculpir símbolos da iconografia local, como o jacaré, a onça e a viola de cocho. “Tenho muito a aprender. Ao certo que a minha arte sai renovada”.

Hermínio Dhanlumbo veio ao Brasil com o objetivo é um promover oficinas, cursos, palestras e exposições que contemplem a disseminação de conhecimentos culturais. Além de escultor, o moçambicano da etnia chop, ao sul do país, também é músico, percussionista, bailarino e coreografo. Ele começou a esculpir em 2010, depois de travar contato com um escultor já conhecido e reconhecido em Moçambique, Alexandria Ferreira

Segundo a assessoria da Câmara Municipal, além de Cuiabá, o artista chega a outros municípios de Mato Grosso, a fim de apresentar seu trabalho e também comercializá-los.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes