Unimed Cuiabá realiza hoje palestra sobre suicídio e automutilação na adolescência

Local da atividade foi alterado para atender o grande número de interessados

Imagem ilustrativa

O Núcleo de Medicina Preventiva, o Viver Bem, e as Clínicas Unimed Cuiabá, realizam hoje, a partir das 19h, a palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência” com a psiquiatra Luana Peres Frick.

O evento é gratuito e exclusivo para beneficiários e ocorre no auditório da Cooperativa, na Rua Barão de Melgaço nº 2761.O local do evento foi alterado em razão do grande número de pessoas que se inscreveram para participar da ação que integra a campanha “Aquarela da Saúde – Setembro Amarelo”.

De acordo com o psiquiatra Pedro Balata, médico que atua nas Clínicas Unimed, o assunto é de especial importância para profissionais de saúde e da educação, apesar de não se restringir a eles. “Essa campanha é nacional e mobiliza a sociedade para discutir a prevenção ao suicídio. A nossa intenção é promover um momento de debate para trazer informações a respeito do suicídio e dos temas relacionados, como a depressão. Vamos mostrar que há prevenção, tratamento e que as pessoas podem receber ajuda antes de uma tentativa de tirar a própria vida”, destacou o médico.

O tema da automutilação foi escolhido por conta do aumento dos casos registrados em consultórios. Trata-se de um comportamento de autodestruição com origem no desejo de punir a si mesmo. Para Pedro Balata, ocorrências dessa natureza devem ser compreendidas como um sinal de que algo não vai bem.

“A automutilação pode mascarar algum tipo de transtorno mental, como a depressão, por exemplo. O indivíduo está em um sofrimento mental tão grande que uma das maneiras que ele tem para expressar esta dor é através de um sofrimento físico, autoprovocado. Sintomas como esses jamais devem ser ignorados, porque podemos estar diante de um transtorno mental grave, com risco suicida”, alertou o especialista. (Com Assessoria)

SERVIÇO:
O que: palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência”. Evento exclusivo para beneficiários da Unimed Cuiabá.
Quando: Hoje, 26 de setembro, às 19h.
Onde: No auditório da Unimed Cuiabá, na Rua Barão de Melgaço nº 2601.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSenado aprova MP que cria empresa pública NAV Brasil
Próximo artigoEx-governador do Tocantins Marcelo Miranda é preso em Brasília