Unic troca horário de colação de grau para período matutino e revolta formandos

Estudantes dizem que horário impede a presença de familiares; petição online já tem 280 assinaturas

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre) - Ilustração

Um dos momentos mais aguardados por jovens universitários tem sido motivo de preocupação para quem se forma na Universidade de Cuiabá (Unic). É que a colação de grau da unidade particular de ensino passou, neste semestre, a acontecer também no período matutino, o que prejudicaria os alunos que já estão trabalhando. A cerimônia oficial acontecerá às 10h.

Em função disso, um grupo de alunos organizou uma petição online pedindo um novo horário para a cerimônia. Até o final da tarde desta segunda-feira (3), a petição já contava com mais de 280 assinaturas. O estudante do curso de Gestão Comercial, Lucas Eduardo Lima, foi quem criou o documento online.

De acordo com ele, a nova organização da cerimônia de colação de grau dividiu as turmas em dois horários: um à noite, às 19h, outro às 10h da manhã. “Nós nos sentimos menosprezados, porque apenas os cursos que possuem menos alunos ficaram de manhã. Cursos como Medicina e Direito ficaram com os horários noturnos, sendo que nós também pagamos por uma faculdade particular”, pontuou o estudante.

Outro ponto levantado por ele com relação ao horário matutino é a respeito das altas temperaturas registradas em Cuiabá. Segundo o estudante, a colação de grau organizada pela universidade é realizada na parte externa do Centro de Eventos do Pantanal, que não possui ar condicionado. “Além da dificuldade de estudantes e familiares comparecerem ao evento, ainda tem o fator do calor que faz em Cuiabá e que às 10h é insuportável”, destacou Lucas.

“Antes era feita à noite e agora estão fazendo de manhã, sendo assim, perdemos dois dias de serviço e nossos familiares não podem participar devido o horário. As mudanças acontecem e ninguém nos informa. Tivemos uma reunião e a responsável disse claramente que eles mudaram os horários sem pensar se poderíamos participar ou não e quando pedimos explicação fica um jogando para o outro”, disse a futura publicitária, Karyna Mendes.

De acordo com os estudantes, os alunos insatisfeitos com a situação serão recebidos nesta terça-feira (4) pela reitora da instituição, mas de acordo com Lucas, não há esperanças de que os horários sejam alterados.

A cerimônia de colação de grau acontecerá entre os dias 6 e 8 de agosto.

Outro lado

Em nota, a assessoria de imprensa da universidade particular informou que a celebração é oferecida de forma gratuita aos alunos e a participação é voluntária. A universidade assegurou que os formandos que quiserem, podem contratar serviços de outras empresas, desde que não coincidam com a cerimônia oficial.

A Unic ainda informou que comunicou previamente os alunos sobre a mudança e que está disponível para sanar quaisquer dúvidas. Ainda de acordo com a universidade, “os alunos que eventualmente não puderem comparecer à cerimônia oficial, têm como opção, receber a outorga do grau acadêmico em cerimônia agendada, conforme disponibilidade da reitoria da universidade”.

(Atualizada às 08h14)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior“Excluir estados e municípios é jogar contra o país”, dispara Mauro Mendes
Próximo artigoChef Ariani Malouf realiza bate-papo sobre a Feijoada de Inverno nesta terça-feira