Variedades

Unic dialoga cinema e fotografia em palestra com realizador Marcelo Biss

2 minutos de leitura
Unic dialoga cinema e fotografia em palestra com realizador Marcelo Biss
Ilustrativa/Divulgação Box de Curtas

Na próxima quarta-feira (14), às 19h, a Unic Pantanal realiza uma palestra sobre Cinema e Fotografia, ministrada pelo diretor de fotografia com 30 anos de atuação no audiovisual nacional e internacional, Marcelo Biss. O encontro é voltado a entusiastas e profissionais que atuam nas artes visuais e propõe ampliar conhecimentos sobre o mercado fotográfico. A palestra é gratuita e será realizada no auditório.

De acordo com o coordenador de CST em Fotografia, Vinicius André da Silva Appolari, a palestra abordará, principalmente, a direção de fotografia na construção visual do cinema. “O objetivo da ação é discutir sobre a importância do diretor de fotografia na produção cinematográfica, bem como fomentar a produção audiovisual no estado”, ressalta.

A escolha do tema e do convidado, portanto, também foram motivadas pelo cenário de retomada do audiovisual mato-grossense, que vive uma fase de intensa produção de filmes que, a propósito, contam com a contribuição profissional de Marcelo Biss. Em seus mais recentes trabalhos estão os curtas de ficção “Aquilo que me olha”, “Aquele disco da Gal”, “A gente nasce só de mãe”, “Juba” e “Teodora quer dançar”, um piloto de série de ficção, todos produzidos no estado.

O palestrante

Formado pelo Laboratório de Som e Imagem em Curitiba, Marcelo Biss atuou como diretor de cena e fotografia em um grupo de comunicação, por doze anos, na área de produção de conteúdo, filmes institucionais e comunicação corporativa. Desenvolveu projetos-piloto como Saia Justa (GNT), Marília Gabriela (GNT) e Auto Esporte (Rede Globo), ministrou diversas oficinas e workshops pelo Brasil e, no setor publicitário e institucional, assina mais de 2 mil títulos produzidos.

No cinema, dirigiu fotografia na obra “Suíços Brasileiros – Uma história esquecida”, documentário filmado na Suíça; direção de cena e fotografia em “Berohokã o Grande Rio Araguaia”, documentário de 52 minutos; direção de fotografia em “Contratempo”, curta ficcional veiculado na Rede Globo Paraná.

Marcelo Biss também foi diretor de fotografia no documentário, “Quem tem medo de Luciene Carvalho?”, e no longa-metragem de ficção, “A Batalha de Shangri-lá”, com roteiro vencedor do Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos 2015, em Madri, filmado esse ano na capital mato-grossense.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes