Mato Grosso

União não reconhece decreto de calamidade; Mauro Mendes diz que nada muda

1 minuto de leitura
União não reconhece decreto de calamidade; Mauro Mendes diz que nada muda
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A negativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), ligada ao Ministério da Economia, de reconhecer o decreto de calamidade financeira do governo de Mato Grosso não muda em nada a situação do Estado. É o que afirma o governador Mauro Mendes (DEM), segundo quem o governo continua autorizado a repactuar contratos com fornecedores.

Conforme Mauro Mendes, outros seis Estados estão na mesma situação. “Isso não muda em nada a situação lamentável que nós temos no Estado”, disse o governador, destacando que, apesar da negativa, tem conseguido resultados importantes, como o empréstimo de U$ 332,6 milhões com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que vai pagar a dívida dolarizada de Mato Grosso.

O Ministério da Economia destaca que o termo “calamidade” (sem especificar se é financeira) é mencionado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no artigo 65. Isso posto, o entendimento do Tesouro é que a decretação de calamidade financeira não abre aos governadores a possibilidade de parcelar ou atrasar dívidas, nem suspender gastos, nem descumprir os limites da lei.

Segundo o ministério, contudo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) ainda pode ter um entendimento diferente sobre a questão.

Leia Também

Com aval de Paulo Guedes, governador de Mato Grosso decreta calamidade financeira

Calamidade financeira: Estado poderá renegociar dívidas e receber o FEX

Após decreto de calamidade financeira, governo de MT consegue aprovação de pacote fiscal

Sete governadores já decretaram estado de calamidade financeira

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes