Brasil

Unanimidade: por 69 a 0, Alerj aprova pedido de impeachment de Witzel

Governador é investigado por um esquema de corrupção com as verbas destinadas a combater a pandemia de COVID-19

1 minuto de leitura
Unanimidade: por 69 a 0, Alerj aprova pedido de impeachment de Witzel
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou, nesta quarta-feira (23), o pedido de impeachment do Governador Wilson Witzel (PSC). Ao todo, 69 parlamentares votaram, mas nenhum votou a favor de Witzel.

A votação é o primeiro passo para o afastamento definitivo do governador, agora o processo será votado em Tribunal Misto formado por cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça que decidirão o futuro do governador.

O que motivou o pedido

O pedido de impeachment se baseou na denuncia de improbidade administrativa e mau uso do dinheiro público na Saúde em meio à pandemia do coronavírus. As denúncias surgiram com base nas operações Placebo e Favorito, onde foi encontrado evidências de corrupção.

O governador ainda é acusado de receber propina das empresas ligadas ao esquema através de contratos falsos firmados com o escritório da primeira-dama Helena Witzel. De acordo com as acusações, o governador teria recebido pelo menos R$ 554,2 mil.

Brigas com Bolsonaro

Mesmo tendo usado o nome de Jair Bolsonaro na campanha, a relação dos dois não demorou a amargar e ambos tornaram-se adversários. O atrito entre eles ainda se intensificou em 2020.

O presidente Jair Bolsonaro alega que Witzel teria ambições de sucedê-lo na Presidência, nas eleições de 2022. O governador do Rio de Janeiro ainda teria começado uma perseguição contra deputados da Base de Bolsonaro no Rio de Janeiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes