Cidades

Umidade do ar chega a 12% em Cuiabá e leva instituto a emitir alerta vermelho

2 minutos de leitura
Umidade do ar chega a 12% em Cuiabá e leva instituto a emitir alerta vermelho
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Cuiabá voltou ao estado natural que a levou a ganhar o apelido de “HellCity”. Com a previsão de temperaturas máximas entre 34°C e 39°C, durante essa semana a Capital mato-grossense estará “pegando fogo”. As altas temperaturas vieram junto à baixa umidade do ar, que chegará a 12%.

Nesta segunda-feira (10), a máxima prevista pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é de 39°C e a mínima 22°C. Nesse momento, Cuiabá está com 34ºC.

Na terça-feira (11), a previsão é de que permaneça tudo igual a esta segunda. Enquanto na quarta-feira (12), a máxima cairá apenas um grau, chegando ao 38ºC e a mínima ficará um pouco mais alta, com 24°C.

Já na quinta-feira (13), a previsão é que fique um pouco menos quente, porém, o calor da Capital permanecerá, no momento mais quente do dia a previsão é de que chegue a 35° graus celsius, enquanto no mais fresco a temperatura deve bater 24°C.

Pelo menos até o próximo domingo (16), os cuiabanos precisarão encarar o sol, com máximas se mantendo entre 34°C e 36°C e mínimas entre 24°C e 25°C.

Umidade do ar

A baixa umidade relativa do ar, que chegará a 12%, fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) colocasse Mato Grosso em alerta vermelho, o mais grave dos avisos referente à umidade.

Segundo o instituto, há grande risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e etc. O INMET fez uma lista de recomendações para a população durante esse período, veja:

Beba bastante líquido.
Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Evite bebidas diuréticas (café e álcool).

Caso seja necessário, o instituto orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil (telefone 199), ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes