Gastronomia

Um toque de ousadia à tradição: conheça as pizzas inusitadas do chef Paulo Vitor

À frente do Dom Sebastião, Paulo escolhe ingredientes que elevam os sentidos da degustação. E, acreditem, as pizzas “diferentonas” são de comer rezando!

5 minutos de leitura
Um toque de ousadia à tradição: conheça as pizzas inusitadas do chef Paulo Vitor

Se existe um prato que agrada a gregos e troianos, esse prato certamente é a pizza. Mas se o paladar for refinado e exigente – e quiser transpor a barreira do tradicionalismo de uma fatia suculenta -, então você está na matéria certa.

Mesmo fiel às tradições milenares da pizza, o chef Paulo Vitor gosta de desbravar os caminhos dos sabores. E a sua criatividade tem agradado a clientela de modo certeiro.

Afinal, ter uma das suas receitas, a pizza de alho negro, indicada pelo Guia da Semana – um dos maiores portais sobre cultura e gastronomia – como uma das 11 melhores pizzas com ingredientes especiais de São Paulo é para poucos.

Não custa lembrar que a capital paulista é a segunda maior cidade que mais consome pizza no mundo, perdendo apenas para Nova York. Na capital paulistana são consumidas 720 pizzas por minuto e mais de 1 milhão por dia.

Mas antes de irmos para a parte das delícias, e entendermos como a pizza de alho negro foi descoberta em São Paulo, é preciso voltar um pouquinho no tempo. Mais precisamente no ano de 2007, quando nasceu o restaurante Dom Sebastião em Cuiabá.

Desbravando a terra nacional da pizza!

Baseada nos três pilares de criação da uma pizza genuína – técnica, ingredientes e bom forno – a primeira unidade não só fincou raízes sólidas na capital, como expandiu seus domínios.

Ousado não só nas criações culinárias, o fundador da Dom Sebastião, Paulo Leite, e o filho Paulo Vitor, buscavam um novo desafio. Era o de abrir uma unidade na terra nacional da pizza, São Paulo!

Hoje os empresários – rotulados como malucos na época – já contam com duas unidades na capital paulistana.

Chef Paulo Vitor conquista terra nacional da pizza

A boa aceitação transformou a Dom Sebastião na primeira franqueadora de pizzaria e restaurante de Mato Grosso, e hoje opera em Cuiabá, São Paulo [foi assim que a pizza de alho negro foi descoberta] e Souza (PB) – seguindo o sistema de franchising de grandes empresas.

Por suas criações, Paulo Vitor chegou a ser indicado em 2017 ao prêmio Dólmã, uma espécie de Oscar da gastronomia brasileira.

Inovar é preciso

Mas o que faz as pizzas da Dom Sebastião serem tão singulares ao paladar? Afinal, pizza não é a mesma coisa em todo lugar? Ninguém melhor que Paulo para responder.

“Por incrível que pareça, pizza não é toda igual. Gosto de dar requinte, por mais simples que seja a pizza. Os ingredientes devem ser de qualidade desde à base à finalização. Uma farinha de trigo de primeira, mussarela de boa procedência… Assim é que nasce uma verdadeira pizza”, contou o chef. A propósito, ele avalia que é preciso inovar pois o cuiabano está cada vez mais exigente.

De tradicionais a “primes”

As pizzas do menu são divididas em tradicionais, especiais e primes.

São 11 tipos de especiais que levam de mussarela de búfala a calabresa com erva-doce e presunto Parma. Ganham destaque também, as de queijo brie com cogumelos e a de marguerita com búfala.

Marguerita com muçarela de Bufala

No cardápio, as opções primes são um desafio às papilas gustativas. Não salivar enquanto lê-se os ingredientes das pizzas de burrata, carbonara e alho negro é algo praticamente impossível.

De salivar, tem ainda a pancetta defumada barriga suína temperada enrolada. Ou o presunto alemão preparado com um corte especial do pernil suíno e banhado com um mix de temperos e corantes naturais, onde aprimoram a receita as bagas de zimbro, uma especiaria usada na culinária alemã.

Panceta defumada é um dos ingredientes nobres da pizza Carbonara

“O alho negro é o alho in natura que, após passar por um processo de fermentação e ser submetido a condições de temperatura contínua, aproximadamente de 65°C, e umidade controlada, ganha novas e surpreendentes características de textura, sabor e odor”, explicou Paulo.

Sem o acréscimo de qualquer tipo de aditivo químico, a coloração preta e as outras novas características são um verdadeiro convite às criações gastronômicas mais diversas.

Conheça mais sobre o restaurante pelo site www.domsebastião.com.br ou pelo WhatsApp business(65) 3321-0007

O Dom Sebastião fica na avenida São Sebastião, 2937, bairro Quilombo. Abre de segunda a sexta-feira, das 18h à 0h e sábados, domingos e feriados, no almoço, das 12h às 15h e jantar, das 18h à 0h. Telefone: (65) 3321-0007.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes