Um quinto dos atendidos no centro de triagem testou positivo para covid-19

Mais de 90% dos atendimentos foram para pessoas que moram em Cuiabá e Várzea Grande, conforme a SES

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Um quinto das pessoas atendidas no centro de triagem de Cuiabá teve resultado positivo para a covid-19. Os números são dos quatro primeiros dias de atendimento. A ideia do local é identificar e tratar os sintomas precocemente. 

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), cerca de 2,5 mil pessoas foram atendidas no centro entre quinta-feira da semana passada, data de inauguração, e o fim da tarde desta segunda (27).  

Desse total, 549 testaram positivo, outras 902 tiveram resultado de suspeita do contágio e 1.069 não apresentaram nenhum sintoma relacionado à doença. Contudo, foram distribuídos 1.451 kits de medicamento para tratamento dos sintomas.

“Esse apoio primário aos pacientes é muito importante para evolução dos quadros para cura e, consequentemente, para diminuição da procura por um leito de UTI (Unidade Tratamento Intensivo)”, disse a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, responsável pela coordenação do centro. 

Vinte médicos atendem adultos com sintomas leves da covid-19 no centro de triagem. A pessoa é inscrita no Cadastro Nacional de Saúde (CNS), passa pelo teste rápido, atendimento médico, tomografia e é autorizada a retirar os medicamentos, caso haja a prescrição médica. 

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Conforme a SES, 72% das pessoas que procuraram atendimento são de Cuiabá, 20% de Várzea Grande e outros 7% de moradores em cidades que compõem a Baixada Cuiabana. 

Atualização de casos 

O boletim informativo divulgado começo da noite de ontem pela Secretaria de Saúde aponta 47.045 casos confirmados para a covid-19 em Mato Grosso desde o início da pandemia e 1,7 mil mortes. 

Houve aumento de 1.890 novos diagnósticos e 36 óbitos em 24 horas.

Esses números ficaram dentro da margem de casos que vêm oscilando desde o dia 10 deste mês, indicando a formação do chamado platô. 

Conforme a SES, dentre os casos confirmados, suspeitos e descartados, há 302 internações em UTIs públicas e 328 em enfermarias públicas.

A taxa de ocupação está em 86,99% para UTIs adulto e em 40,15% para enfermarias adulto. 

Dos 47.045 casos confirmados em Mato Grosso, 17.702 estão em monitoramento e 27.643 foram considerados curados. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAgronegócio e setor imobiliário impulsionam contratações em MT
Próximo artigoWantuil de Freitas realiza Cirurgia Espiritual Online neste fim de semana

O LIVRE ADS