Cidades

Um pouco de nós, mulheres

2 minutos de leitura
Um pouco de nós, mulheres

Nós ganhamos menos do que os homens até quando ocupamos o mesmo cargo. Ainda assim, acreditamos na igualdade.

Nós somos multifunções. Somos mães, filhas, esposas, irmãs, profissionais e donas de casa. Ainda assim, conseguimos representar cada papel como se fosse único.

Somos julgadas pela aparência. Se ganhamos peso e mostramos as marcas do tempo, estamos acabadas. Se mantemos a forma e usamos os recursos anti-idade disponíveis, somos superficiais. Mesmo assim, não perdemos a dignidade, independente das críticas.

Somos questionadas quando não casamos nem temos filhos. Mesmo assim, somos profundas nos laços de família e de amizade – com ou sem filhos.

Somos acusadas de dirigir mal, de ser loira e burra, de não saber fazer contas. Mesmo assim, somos as primeiras a elevar a autoestima de quem está ao nosso lado.

Somos pouco representadas na política e nos cargos de chefia nas empresas. Ainda assim, nossa voz está cada vez mais poderosa.

Somos responsáveis por um trabalho invisível e gratuito: cuidar dos filhos e do lar. Mesmo assim, sem reconhecimento nem plateia, lutamos até o fim dos nossos dias pela vida de nossas crias.

Somos naturalmente empáticas. Podemos não ter filhos, nunca ter sofrido abuso sexual ou qualquer tipo de violência. Ainda assim, simpatizamos com as mães, as vítimas e as injustiçadas.

Somos a culpa em forma de pessoa. Sentimos que estamos sempre em dívida com os familiares, os amigos, o mundo. Ainda assim, aliviamos a carga do primeiro que aparece em nossa frente.

Somos consideradas o sexo frágil. Quase delicadas demais para suportar o peso do mundo. Ainda assim, carregamos um ser em nosso ventre, sentimos as dores do parto e amamentamos.

Somos racionais e práticas quando necessário. Ainda assim, são nossos atos de amor os que melhor nos representam.

Assinatura Debora Nunes

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes