O deputado estadual Ulysses Moraes (DC) apresentou, na sessão vespertina desta terça-feira (07), um projeto de resolução que prevê candidaturas avulsas na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e extingue a previsão do voto secreto.
Segundo o parlamentar, a proposta moderniza o processo de escolha dos membros da Mesa, que hoje se dá por meio da formação de chapas. “Ao permitir a candidatura daqueles deputados que não fazem parte de nenhum bloco parlamentar, a Assembleia Legislativa estará contribuindo para a busca de uma composição mais justa de sua direção”.
Para justificar a alteração do regimento interno do Legislativo, Ulysses argumenta que a sociedade deve estar representada não apenas no Parlamento, mas também na composição dos cargos da Mesa, para que a representatividade do voto tenha efeitos práticos no decorrer do mandato.
“O que se vê com o atual método, é a formação de chapas formadas sem a devida representação política dos eleitores, o que distorce o sistema e gera desconexão do Parlamento com a população”, pontua.