Início Esportes Ultramacho: especialista dá dicas para quem vai participar da competição

Ultramacho: especialista dá dicas para quem vai participar da competição

A primeira etapa do circuito acontece neste domingo (27), em Primavera do Leste

A competição de ciclismo em estilo maratona e a corrida de trilha formam a combinação entre esporte e aventura, que também são características marcantes do Ultramacho. O evento multiesportivo, que chega a sua décima edição, terá etapas inéditas, com um tour pelo estado de Mato Grosso, e tem início neste domingo (27) em Primavera do Leste. A coordenadora dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Unic, Heloisa Bravin, ressalta a necessidade do atleta se preparar para a competição.

As provas de corrida em trilha acontecerão em duas distâncias distintas, 6k e 11k. Já a prova de mountain bike conta com um percurso de 54k. São esperados aproximadamente mil atletas, vindos de todas as regiões de Mato Grosso, e a professora Heloisa explica que dormir bem está entre uma das principais orientações. A docente recomenda, em média, 8h de sono. “É importante para que o corpo possa fazer a recuperação metabólica e muscular, portanto, uma noite mal dormida irá impactar no rendimento”, comenta.

Acrescenta ainda a importância da hidratação durante todo o processo e informa que manter uma alimentação balanceada pode ajudar em bons resultados. “É importante não deixar de beber água. O ideal é que a hidratação seja feita pelo dia todo, intensificando durante a prova e, ainda mais, após a corrida”, diz.

Os alimentos completam a lista para uma boa performance durante a competição. Segundo a especialista, em caso do uso de suplementação, deve-se optar por carboidratos e repositores eletrólitos durante a execução, e uma proteína de rápida absorção, após. “Mesmo assim, o ideal é ter uma dieta balanceada, rica em nutrientes, todos os dias”, completa.

Atendimento aos participantes

O Ultramacho conta com o apoio dos cursos de Educação Física, Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia da Unic. Em uma parceria firmada entre os organizadores do evento e a instituição, os inscritos contarão com cuidados antes, durante e depois das provas. A professora Heloisa explica que o suporte acontece desde a organização, até em relação à saúde dos atletas.

“Os alunos atuarão tanto na organização do evento, quanto em atividades de cuidados aos competidores, como os primeiros socorros, aferição de sinais vitais, alongamentos antes da prova começar e depois que ela chegar ao fim, bandagens funcionais e outros”, explica.

A professora considera a parceria de grande valia, pois vai ao encontro do propósito da formação acadêmica, isto é, a união entre o aprendizado dentro e fora da sala de aula. “É importante essa vivência, para que possamos formar profissionais cada vez mais preparados, unindo a teoria e a prática”, finaliza.

(Da Assessoria)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui