Cidades

UFMT, Unemat e Unic pioram desempenho e perdem posição em ranking

3 minutos de leitura
UFMT, Unemat e Unic pioram desempenho e perdem posição em ranking
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

As três maiores universidades de Mato Grosso perderam algumas posições na versão de 2018 do Ranking das Universidades, elaborado pelo jornal Folha de SP, divulgado na última segunda-feira (1). A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que tem a melhor colocação entre todas as instituições do estado, caiu uma posição na passagem de ano, saindo do 33º lugar para o 34º.

A perda de posição da UFMT, segundo o ranking, foi resultado da estagnação na melhora do ensino, já que de 2017 para 2018 ela manteve a mesma nota, de 73,87. O levantamento da Folha, que está em sua oitava edição, avaliou 196 instituições brasileiras com cursos presenciais não tecnológicos.

Em segundo lugar no estado, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) despencou 14 posições no último ano. Dessa forma, a Unemat agora ocupa a 129ª posição no ranking. A principal razão para esse resultado foi a piora no desempenho dos critérios ensino e pesquisa. No quesito internacionalização, houve melhora significativa. A instituição teve nota geral de 37,68.

Com polos em diversas cidades do Estado, a Universidade de Cuiabá (Unic) foi a última colocada entre as instituições do estado que figuram no ranking, ocupando a 147ª posição no país. A Unic caiu seis posições, já que em 2017 ocupava a 141ª colocação. Embora a universidade tenha melhorado em pesquisa, mercado e internacionalização, consta no levantamento que a universidade piorou o desempenho em ensino. Sua nota final foi 31,49.

Outras universidades do estado não figuram no ranking.

Melhores Universidades do Brasil

Na versão de 2018, a melhor instituição de ensino superior do país foi a Universidade de São Paulo (USP), que reconquistou o primeiro lugar depois de perdê-lo por dois anos consecutivos para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Neste ano, ela superou a concorrente por apenas 0,23 pontos.

Na sequência, completando o ranking das dez melhores universidades do país, estão: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2º; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 3º; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 4º; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 5º; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 6º, Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 7º; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em 8º; Universidade de Brasília (UNB), em 9º e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 10º.

Entenda os dados

De acordo com a Folha, parte dos dados utilizados para a avaliação são coletados de fontes oficiais, como o Censo de Ensino Superior do Inep e Ministério da Educação, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e outras cinco fontes. Também são conduzidas pesquisas pelo instituto Datafolha para complementar a avaliação.

O resultado final é obtido da seguinte composição: 42% pelo número de pesquisas, 32% qualidade de ensino, 18% avaliação no mercado, 4% inovação e 4% internacionalização. Com relação à pesquisas, os dados têm um recorte de cinco anos para a avaliação. Ao todo, são avaliados 40 dos maiores cursos de ensino superior.

Confira abaixo o ranking:

Foto: Reprodução/RUF/Folha de SP

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes