Cidades

UFMT recebe 40 intercambistas de nove países da América Latina

3 minutos de leitura
UFMT recebe 40 intercambistas de nove países da América Latina
(Foto: André Faust/Secomm)

Nesta semana, cerca de 40 pós-graduandos desembarcaram em Cuiabá para desenvolver seus projetos de mestrado e doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante todo o período de estudos – dois e quatro anos, respectivamente. Na segunda-feira (12), a Secretaria de Relações Internacionais (Secri/UFMT), promoveu o “Meet and Greet”, atividade de recepção e orientação aos estrangeiros provenientes de nove países da América Latina.

Os estudantes da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Haiti, Honduras, México, Paraguai, Peru e Venezuela, foram escolhidos por intermédio do Programa de Aliança para a Educação e Capacitação (Paec), resultante da parceria entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Aqui, eles permanecem através de bolsas de estudos, pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em 2018, a UFMT foi a segunda colocada em número de vagas ofertadas e responsável por mais de 90% de das vagas abertas no centro-oeste por este programa. De acordo com a administração da universidade, por meio da Secri, o intercâmbio entre estudantes confere diversidade cultural à instituição. Aos brasileiros, mais oportunidades de contato com culturas estrangeiras, reforçando, também, a visibilidade do nome e da cultura do estado de Mato Grosso para o exterior.

“Na nossa experiência, a vinda desses estudantes instiga os alunos brasileiros a também participar do processo de internacionalização. Por conseguinte, é uma ação que contribui para os alunos, professores e instituições em uma via de mão dupla”, observa também o coordenador do programa de pós-graduação em Agricultura Tropical, professor Ricardo Santos Silva Amorim.

(Foto: André Faust/Secomm)

Segundo ele, os intercambistas são importantes para a consolidação dos programas de pós-graduação com conceito elevado na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e possibilitam a busca pela excelência.

Coordenadora do programa Português como Língua Estrangeira (PLE), ligado ao projeto Idioma Sem Fronteiras (IsF), a professora Flávia Botelho Borges oferecerá aulas de língua portuguesa e cultura brasileira aos estudantes, possibilitando a apresentação e escrita das teses em português.

“Esse ano teremos turmas introdutórias e de níveis mais avançados, dando enfoque na escrita acadêmica para os estudantes. As inscrições vão de 26 de março até 03 de abril. No dia 21, acontece a prova de nivelamento, que é importante para definirmos quais as turmas mais adequadas para cada estudante”, afirmou.

O advogado colombiano Luiz Carlos Piñero, é um dos ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFMT, na linha de pesquisa sobre direitos humanos e fundamentais. O projeto do intercambista consiste em estudar a proteção ao consumidor e ele conta por que escolheu se aventurar por aqui.

“Escolhi pesquisar no Brasil por ser referência na área e muito mais avançado em relação à Colômbia. A recepção da UFMT foi excelente, muito atenciosa, com pessoas muito amáveis”, disse.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes