Cidades

UFMT recebe 17 estudantes de 6 países da Europa e América Latina nesta terça-feira

2 minutos de leitura
UFMT recebe 17 estudantes de 6 países da Europa e América Latina nesta terça-feira
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Em atividade que integra a programação de boas-vindas da Secretaria de Relações Internacionais (Secri), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) receberá, nesta terça-feira (21), mais 17 estudantes estrangeiros oriundos da Colômbia, Argentina, México, Portugal, Espanha e Eslováquia. A recepção será realizada no Auditório do Bloco Didático I, às 14h.

Segundo a assessoria da UFMT, os cursos de Engenharia, Comunicação Social e Letras estão entre os mais procurados por estudantes de outros países, e a mobilidade acadêmica compõe um dos pilares da internacionalização na Universidade, visando com novas trocas de conhecimento junto aos estrangeiros.

A efetivação do processo para docentes, discentes e técnicos-administrativos se dá por meio de redes internacionais, acordos de cooperação com instituições estrangeiras e projetos que visam a internacionalização. Segundo a insituição, atualmente são 84 acordos vigentes com aproximadamente 25 países.

No período de 2012 a 2018 foram realizados mais de mil intercâmbios, tanto de estrangeiros como de brasileiros estudantes, docentes e técnicos administrativos.

Internacionalização 

Visando a um processo de internacionalização da UFMT, em 1980, foi criada a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) que tinha como missão assessorar o reitor na elaboração e na execução de políticas que propiciassem uma maior inserção da instituição no contexto mundial.

Em 2012, foi criada a Secretaria de Relações Internacionais (Secri), com objetivo de prospectar oportunidades, propor e executar políticas para a inserção internacional da UFMT, visando sua promoção e desenvolvimento.

Em outubro de 2017, a UFMT promoveu a X Assembleia Geral e IX Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com representantes de instituições e órgãos governamentais de mais de 30 países oriundos de cinco continentes, no propósito de discutir temas voltados para a internacionalização da Educação Superior, fortalecer e estabelecer novas parcerias internacionais.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes