Cidades

UFMT oferece treinamento de defesa pessoal gratuito para mulheres; inscrições abertas

2 minutos de leitura
UFMT oferece treinamento de defesa pessoal gratuito para mulheres; inscrições abertas

Estão abertas inscrições gratuitas para um aulão de defesa pessoal voltada especialmente ao público feminino, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A atividade é aberta à comunidade externa e acontece em parceria com a Federação de Krav Maga, no dia 20 de outubro, às 15h, no ginásio do Câmpus de Cuiabá. As vagas são limitadas.

As inscrições deverão ser realizadas no Ginásio da UFMT entre 27 de setembro e 15 de outubro, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8841.

Os treinamentos serão ministrados por profissionais habilitados pela Federação Sul Americana de Krav Maga e contará com exercícios de defesa contra roubo de bolsa, puxão de cabelo, agressão, estrangulamento, situação de estupro, entre outras.

A instrutora Taísa Guimarães, habilitada pela Federação e responsável pela difusão da modalidade em Mato Grosso, explica que o Krav Maga foi desenvolvido para que qualquer pessoa, independentemente de sexo, idade ou porte físico, esteja pronto para se defender de um ou mais agressores, armados ou não.

“Não se trata de um esporte e sim de uma modalidade de defesa, que torna as pessoas mais atentas e preparadas para não se tornarem vítimas da violência cotidiana”, afirmou Taísa à assessoria da UFMT.

Criado em Israel na década de 40, o Krav Maga é a única modalidade reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal. Não há competições, campeonatos ou medalhas, sendo uma prática que visa promover atenção, disciplina, seriedade e autocontrole.

Do ponto de vista físico, o princípio da modalidade são exercícios exequíveis por qualquer pessoa, em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras para enfrentar situações de risco.

Taísa Guimarães conta ainda que a procura pela modalidade de defesa pessoal vem crescendo bastante, inclusive pelas mulheres que buscam formas de se sentirem mais seguras. “O treinamento do Krav Maga com profissionais habilitados promove o aumento da autoestima das mulheres e as torna mais atentas à sua segurança e bem estar”, afirma Taísa.

A atividade será oferecida por meio da Gerência de Projetos Esportivos e Lazer (GPEL), vinculada à Coordenação de Extensão da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes