Principal-old

UFMT exibe sessão especial de “O Mestre e o Divino”

Foto de Redação
Redação

Facebook/Divulgação

O Mestre e o Divino DOC

 

Na próxima terça-feira (14), a partir das 19h, no auditório do Centro Cultural UFMT, o Cineclube Coxiponés realizará uma sessão especial com a exibição do documentário “O Mestre e o Divino” acompanhado de um bate papo com o protagonista do filme Divino Tserewahú. 

O documentário dirigido por Tiago Campos retrata a vida na aldeia e na missão de Sangradouro, Mato Grosso a partir do olhar de dois cineastas: Adalbert Heide, um excêntrico missionário alemão, que, logo após o contato com os índios, em 1957, começa a filmar com sua câmera Super-8, e Divino Tserewahú, jovem cineasta Xavante, que produz filmes para a televisão e festivais de cinema desde os anos 90. Entre cumplicidade, competição, ironia e emoção, eles dão vida a seus registros históricos, revelando bastidores bem peculiares da catequização indígena no Brasil. 

Logo após a exibição será realizado no mesmo local um bate papo sobre cinema indígena no Brasil com a presença do cineasta Divino Tserewahu e os pesquisadores Gilson Costa e Moacir Barros.

A sessão é uma promoção do Cineclube Coxiponés em parceria com a Taturana Filmes e o projeto Vídeo nas Aldeias.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Reaparecimento de tartarugas-cabeçudas na Baía de Guanabara intriga pesquisadores

Fenômeno inédito documentado pelo Projeto Aruanã revela novos hábitos de espécie ameaçada de extinção em águas fluminenses
Geral

Bióloga do Inpa vence maior premiação científica do Brasil em 2026

Com quase 50 anos de dedicação à Amazônia, Maria Teresa Fernandez Piedade recebe o Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Economia

Brasil proíbe apostas em política, esportes e reality shows em mercados preditivos

Decisão do CMN entra em vigor em maio e separa “bolsa de previsões” de jogos de azar; apenas temas econômicos seguem liberados
Economia

Imposto de Renda: Veja o que pode e o que não pode ser deduzido na declaração

Enquanto saúde não tem teto de gastos, educação possui limite de R$ 3.561,50 por pessoa; cursos de idiomas ficam de fora
26 de abril de 2026 20:00