“A universidade não pode ser um lugar que forma doutores com pessoas analfabetas trabalhando. Isso é uma situação que precisa de enfrentamento”. Com esse mote, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Audi Nestor de Souza, coordena o projeto de alfabetização e iniciação à matemática de servidores terceirizados da instituição.
Ancorado pelos pilares de ensino, pesquisa e extensão, o curso do departamento de matemática da UFMT tem parceria com a Associação de Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat). Conforme Audi, a ideia é permitir que os trabalhadores concluam o ensino fundamental e, se for possível dar continuidade ao projeto, o ensino médio.
O curso é semestral e acontece em três dias da semana. Por enquanto, são 18 trabalhadores inscritos, a maioria deles mulheres. Alice Gomes participa das aulas e afirmou que o curso da UFMT é sua primeira oportunidade de estudar. “Eu estou muito feliz. Quero estudar, algo que eu não tive chance, pois morava na roça. Espero que a gente não pare e estude por mais tempo”, concluiu.
A reitora e o vice-reitor da UFMT visitaram o curso. À ocasião, a professora Myrian Serra, destacou que a iniciativa demonstra a valorização da Educação no ambiente universitário. “Acolhemos a demanda do curso, pois entendemos que precisamos contribuir com todos, principalmente os terceirizados, que são uma força de trabalho precarizada”.
A reitora reconheceu ainda o esforço dos terceirizados em buscar esse conhecimento. O vice-reitor, professor Evandro Soares, também destacou o papel social da Universidade. “É muito bom que a UFMT possa cooperar nessa alfabetização para que esses trabalhadores possam ter outras oportunidades no futuro”, disse.
(Com assessoria)