Turismo em Mato Grosso gerou quase mil empregos no primeiro trimestre do ano

O crescimento pode apontar uma recuperação do setor que foi gravemente afetado durante a pandemia

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

O turismo em Mato Grosso gerou quase mil empregos apenas no primeiro trimestre deste ano, ao todo foram cerca 941 novas vagas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (16), pelo Observatório de Desenvolvimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso.

A maior parte das vagas foram no serviços de alimentação, com 618 empregados contratados; seguido pelos serviços de alojamento, (com 160); agências e operadoras (com 68); as atividades desportivas e recreativas  (34) e transporte aéreo (21), todas as oportunidades ligadas ao turismo.

Municípios que mais contrataram

Os três municípios despontaram na lista dos que mais abriram vagas de trabalho, no setor de turismo, durante o trimestre: Cuiabá (222), Sinop (109) e Várzea Grande (79 novos).

Os outros novos empregos surgiram em dezenas de cidades do interior do estado, principalmente as cidades ao redor do pantanal.

Confiança no setor

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o surgimento dos novos empregos mostra a confiança do setor na atual administração.

“A geração de tantos empregos no setor de turismo mostra que o empresário do setor confia nas políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado. E, em contrapartida, tem investido na atividade, resultando na geração de emprego e renda em Mato Grosso”, ressaltou.

Fim da pandemia

Já para o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, as novas contratações refletem o fim da crise no turismo gerada pela pandemia.

“O trade turístico foi muito impactado pela pandemia, mas vem retomando as atividades gradualmente e as admissões estão crescendo. Felizmente, neste período mais complicado, os empresários do setor receberam o amparo do Governo, que concedeu linhas de crédito para manutenção das atividades e empregos”, frisou Moreno.

Crescimento contínuo

O turismo é uma das áreas que mais vem sendo desenvolvidas em Mato Grosso. No ano de  2021, o turismo criou 3.069 empregos em todo o Estado.

O destaque foi Cuiabá, com 970 empregos gerado, seguida por Sinop, com 295, e Rondonópolis, com 261 vagas preenchidas.

(Com informações de Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorLua Sangrenta: cuiabanos tiveram vista privilegiada do eclipse lunar
Próximo artigoSinop: família procura paciente que fugiu de hospital