TRT autoriza concurso público para contratação de novos servidores

Diretor geral do TRT-23, Marlon Rocha fala sobre quantas vagas estarão disponíveis e datas previstas

Foto: Reprodução

O colegiado de desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) autorizou, na última sessão plenária, a realização do concurso público para novos servidores, que irá ocorrer ainda neste ano. Para falar sobre o tema, a Rádio TRT FM traz o diretor geral do TRT-23, Marlon Rocha. Ele fala dos preparativos para o concurso, cronograma e nomeações.

Qual é a previsão para a publicação do edital?

A data exata não temos, mas a intenção é de que seja publicado até o final do mês de junho. Então, até o dia 30 próximo, podem ficar aguardando que provavelmente o edital deverá ser publicado.

Em relação às vagas, quais as áreas que deverão ser contempladas?

Para o ano de 2022, o tribunal obteve a autorização pelo Conselho Superior para provimento de apenas 3 vagas. Para esse concurso, a gente tem uma lista de aprovados no Tribunal Regional Federal da 1ª região. Ou seja, uma dessas vagas será nomeada de imediato pela lista do TRF. Então, o nosso edital contemplará 2 vagas, ambas para área de tecnologia da informação e comunicação, sendo uma de analista da área administrativa para a área de TI e outra de técnico judiciário, também para área de TI. Os demais cargos serão para cadastro de reserva.

Apesar da previsão para cadastro de reserva, é certo que muitos aprovados acabam sendo nomeados?

Sem dúvidas. O nosso concurso de 2015 vigorou até agora, no ano de 2022, infelizmente por conta da pandemia. Esse que estamos publicando agora vai ter a validade inicialmente por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois, então, apesar das duas vagas neste primeiro momento, é certo que teremos muito mais nomeações ao longo desse ciclo de validade do concurso.

Na última lista de 2015, nós tivemos 222 candidatos nomeados para o TRT e também aproveitados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo TRF. Essa é uma possibilidade que a administração pública dispõe.

Para os dois cargos que nós temos mais nomeações, foram 132 técnicos nomeados no último concurso e 51 analistas da área judiciária. Você que está se preparando para esses cargos, pode ter certeza que apesar de nós não termos vagas divulgadas no primeiro momento, muito provavelmente teremos muitas nomeações nos próximos anos.

Sobre o cronograma, há previsão de quando a prova será aplicada e quando surgirão as primeiras nomeações?

A gente ainda não tem todas as datas definidas, mas dentro do objetivo, que é realizar o concurso em 2022, a previsão da publicação do edital é até o final do mês de junho, com  abertura das inscrições logo na sequência e aplicação das provas no mês de setembro. Por uma resolução do Conselho Nacional de Justiça, dentro do aspecto das ações afirmativas da cota racial, nós teremos que fazer, antes da homologação do nosso resultado final, a comissão de heteroidentificação. Assim, o resultado final então ficaria para o início de dezembro, com a nomeação dessas duas duas vagas ainda em 2022, bem como daquelas que a partir do momento em que divulgado edital venham a surgir.

Como o candidato pode acompanhar as informações de forma oficial pelo TRT?

O nosso grupo de trabalho tomou uma deliberação no sentido de publicar as informações consolidadas dentro da página oficial do TRT. Então, você que acompanha, tem que acessar a aba institucional, concursos, concurso de servidor e, a partir daquele link, serão divulgadas as informações oficiais por meio da nossa assessoria de comunicação.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHolding no processo de incorporação e construção
Próximo artigo“Parlamentares perderam a vergonha na cara”, diz Marco Marrafon