Cuiabá

Trinta leitos de UTI exclusivos para a covid-19 serão instalados em Cuiabá

Incremento será feito a partir de respiradores liberados pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado, acordado em reunião nesta segunda-feira (15)

2 minutos de leitura
Trinta leitos de UTI exclusivos para a covid-19 serão instalados em Cuiabá
(Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Cuiabá

Trinta leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para pacientes da covid-19 devem ser instalados em Cuiabá nas próximas semanas. Os novos leitos vão sair de respiradores liberados pelo Ministério da Saúde e do governo do Estado. 

O incremento foi anunciado nesta segunda-feira (15) pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Vinte leitos serão instalados com respiradores anunciados no fim de semana pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB) e outros dez aparelhos serão liberados pelo governo estadual. 

Esses novos leitos serão integrados a outros 95 leitos já disponíveis para atendimentos exclusivos de pacientes da pandemia na Capital no antigo hospital pronto-socorro, conforme a Secretaria de Saúde de Cuiabá. A unidade é referência no atendimento da doença em Mato Grosso. 

“[A liberação dos leitos] vai depender do momento em que esse apoio chegar, mas já vamos começar o processo de ativação e queremos, com a maior brevidade de tempo possível, gerar 30 novos leitos de UTI exclusivos para a covid-19″, disse o prefeito. 

A reunião ocorreu via videoconferência com a participação do governador Mauro Mendes, do vice-governador Otaviano Pivetta, do chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, do prefeito Emanuel Pinheiro, do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto e dos secretários de saúde Gilberto Figueiredo (MT) e Luiz Antônio Pôssas (Cuiabá). 

O acordo foi firmado após duas semanas de disputados entre governo e prefeitura sobre o número de leitos da rede estadual para tratamento da covid-19. 

O governo denunciou a retirada de leitos pela prefeitura e falta de abertura de novas vagas, enquanto a prefeitura negava a informação. 

Regulação 

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou também que os serviços de regulação de pacientes da covid-19 deverão ser revisados para acelerar o tratamento, ainda na fase de sintomas leves. 

Os serviços são prestados pelos chamados hospitais portas abertas, como policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O trabalho deverá ser realizado a partir da UPA Verdão, anunciada como unidade de atenção primária de referência pela prefeitura. 

“Não pode haver demora na regulação, ela é feita cogestão, Estado e município. Seja em Cuiabá, em Várzea Grande ou no interior, essa regulação tem que ser feita rapidamente, para evitar que o paciente fique em situação grave e venha a óbito no leito de UTI”, disse Emanuel Pinheiro. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) já havia criticado a falta preparação de profissionais na ponta da rede atendimento para identificar os sintomas da covid-19 dentre pacientes de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG). 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes