A Propósito

Três no 2º turno?

Deputado aponta o possível fim da polarização partidária para justificar sua proposta de mudança

1 minuto de leitura
Três no 2º turno?

Já pensou em escolher entre três candidatos em um possível segundo turno à Presidência da República? Essa é a ideia do deputado federal Mário Heringer (PDT-MG), que protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tramita na Câmara dos Deputados.

O texto prevê que os três candidatos mais votados no primeiro turno disputariam o cargo em um novo pleito. O novo turno seria realizado 20 dias após a divulgação do primeiro resultado.

Atualmente, só os dois candidatos mais votados vão para uma segunda fase da disputa eleitoral. Isso vale também para governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores.

Para justificar sua proposta, o deputado apontou o possível fim da polarização partidária e citou a eleição de 2018, como exemplo.

“A presença de três candidatos no segundo turno das eleições majoritárias faz com que os eleitores insatisfeitos com a polarização tenham a oportunidade de expressar sua escolha em um terceiro candidato”, explica.

Para ele, a emenda também colocaria fim ao número elevado de votos nulos, brancos e abstenções nas eleições.

A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que vai avaliar se ela se encaixa nos princípios constitucionais do país.

Se for aprovado, o texto será examinado por uma comissão especial a ser criada exclusivamente para isso. Só depois será votado em dois turnos pelos demais parlamentares.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes