Carregando...
Cidades

TRE manda retirar outdoors pró-Bolsonaro de cidade de Mato Grosso

Foto de Redação
Redação

A pedido do Ministério Público Federal, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) determinou a retirada de outdoors contendo a fotografia e o nome do pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro das ruas do município de Pontes e Lacerda (450 km de Cuiabá). A publicidade estava registrada em nome do grupo “Avança Lacerda”.

No pedido feito à Justiça Eleitoral, a procuradora regional eleitoral Cristina Nascimento de Melo requereu que os painéis fossem retirados num prazo de 24 horas, pois caracterizavam a “realização de propaganda eleitoral extemporânea”, já que os outdoors continham fotografia e nome do deputado federal Jair Bolsonaro, com a bandeira do Brasil de fundo e mensagem de natureza tipicamente eleitoral.

“A veiculação de tais outdoors afronta duplamente o regramento eleitoral. De um lado porque ocorre antes do período em que é permitida a propaganda eleitoral e, de outro, pelo fato de a própria figura do outdoor ter sido banida da política do Brasil desde 2006”, afirma a procuradora.

A decisão favorável ao Ministério Público Eleitoral foi o dada pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), Paulo Cezar Alves Sodre. Em seu despacho, o magistrado cafirma que, “se durante o período previsto para propaganda eleitoral, que nestas eleições se inicia a partir de 16 de agosto de 2018, não se admite a propaganda por meio de outdoor, muito menos poderá ser admitida na denominada fase de pré-campanha, onde os atos são notoriamente mais restritos”.

O magistrado apresentou duas fundamentações para sua decisão. A primeira foi que, mesmo não havendo pedidos explícitos de votos, o outdoor na maneira como visualizado será considerado propaganda eleitoral mesmo no período permitido, porque terá por finalidade apresentar o suposto candidato como uma pessoa apta a resolver o problema da corrupção no Brasil.

“Logo, se durante o período em que se admite a propaganda eleitoral (a partir de 16 de agosto deste ano), a mensagem veiculada seria considerada como propaganda vedada por ter sido veiculado em outdoor, forçoso concluir que, no presente momento, ela também é vedada exatamente por ter sido veiculada por meio de outdoor”.

Já a segunda fundamentação aponta que, a partir do momento em que a propaganda é veiculada via outdoor,presume-se que houve gastos financeiros, que só podem ser realizados após as convenções partidárias, o registro da candidatura, a abertura do CNPJ da campanha, bem como a abertura da conta bancária. Neste caso, mesmo que quem tenha arcado com as despesas para implantação do outdoor, tal custo tem que ser registrado como doação, que só pode ser feita, com exceção do financiamento coletivo, “após a existência plena e válida da candidatura devidamente registrada perante o órgão competente”.

(Com Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

ONG que cuida de 152 animais pede ajuda para manter os resgates em Cuiabá

Doações podem ser feitas diretamente à ONG Anjo de 4 Pata por telefone, Instagram ou Pix
Geral

Crime organizado, saúde pública e impostos lideram lista de preocupações dos mato-grossenses

Pesquisa do Instituto MT Dados aponta que segurança relacionada às facções, atendimento na saúde e carga tributária são os temas que mais preocupam a população
Oportunidades

IFMT oferece 140 vagas gratuitas em cursos técnicos para quem já concluiu o Ensino Médio

Oportunidades são destinadas a quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação profissional.
Geral

Sesc Pantanal transforma estande em vitrine de conservação ambiental e cultura na FIT Pantanal

Espaço inspirado nas casas pantaneiras rústicas celebra os 80 anos do Sesc no Brasil e 30 anos de atuação do Sesc Pantanal