Eleições

TRE do Paraná publica vídeo ridicularizando defensores do voto impresso

Em uma polêmica publicação, o TRE classificou como atrasados e medievais os defensores do voto impresso

1 minuto de leitura
TRE do Paraná publica vídeo ridicularizando defensores do voto impresso
(Foto: reprodução/redes sociais)

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) movimentou as redes sociais ao criar uma sátira criticando os apoiadores do voto impresso. De acordo com a publicação, o voto impresso remeteria ao passado.

Através da rede social TikTok, tenta colar uma imagem de medieval ou ultrapassada na ideia de uma urna auditável e com voto físicos e impressos.

“Quando a pessoa fala de voto impresso em pleno século XXI”, diz o texto do vídeo em que aparece uma pessoa em um cenário com castelo medieval.

A publicação ainda carrega a  legenda “A urna eletrônica é 100% segura”. No momento, a publicação já tem mais de 32 mil curtidas.

Defensores do voto impresso

Os críticos da urna eletrônica argumentam que a urna digital pode ser fraudada. Dessa forma, a votação impressa deixaria registros que facilitariam a recontagem dos votos.

Em novembro do ano passado, o LIVRE noticiou o ataque que um grupo de hackers realizou contra o Tribunal Superior Eleitoral no dia das eleições.

Voto impresso no mundo

Embora cerca de 15 países usem a urna eletrônica como principal forma de contagem dos votos, a maioria das repúblicas do mundo utiliza votos impressos durante suas eleições.

Nos Estados Unidos, o voto impresso é garantido pela legislação e não há debates sobre a implementação de urnas eletrônicas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes