TRE do Paraná publica vídeo ridicularizando defensores do voto impresso

Em uma polêmica publicação, o TRE classificou como atrasados e medievais os defensores do voto impresso

(Foto: reprodução/redes sociais)

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) movimentou as redes sociais ao criar uma sátira criticando os apoiadores do voto impresso. De acordo com a publicação, o voto impresso remeteria ao passado.

Através da rede social TikTok, tenta colar uma imagem de medieval ou ultrapassada na ideia de uma urna auditável e com voto físicos e impressos.

“Quando a pessoa fala de voto impresso em pleno século XXI”, diz o texto do vídeo em que aparece uma pessoa em um cenário com castelo medieval.

A publicação ainda carrega a  legenda “A urna eletrônica é 100% segura”. No momento, a publicação já tem mais de 32 mil curtidas.

Defensores do voto impresso

Os críticos da urna eletrônica argumentam que a urna digital pode ser fraudada. Dessa forma, a votação impressa deixaria registros que facilitariam a recontagem dos votos.

Em novembro do ano passado, o LIVRE noticiou o ataque que um grupo de hackers realizou contra o Tribunal Superior Eleitoral no dia das eleições.

Voto impresso no mundo

Embora cerca de 15 países usem a urna eletrônica como principal forma de contagem dos votos, a maioria das repúblicas do mundo utiliza votos impressos durante suas eleições.

Nos Estados Unidos, o voto impresso é garantido pela legislação e não há debates sobre a implementação de urnas eletrônicas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGoverno de MT decide manter aulas não presenciais na rede estadual
Próximo artigoEleição de Conselho movimenta cerca de 7 mil corretores de imóveis