Carregando...
DestaquesEleiçõesPolítica

TRE cassa prefeito eleito e Acorizal pode ter nova eleição

Foto de Rafael Costa
Rafael Costa

Por 6 votos a 1, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) cassou o registro de candidatura do prefeito eleito de Acorizal, Meraldo Sá (PSD). Ainda cabe recurso perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas, se a decisão for mantida, o município – localizado a 52 km de Cuiabá – vai precisar de uma nova eleição.

A cassação do registro de candidatura atendeu pedido da coligação “Juntos no Rumo Certo”, encabeçada pelo candidato derrotado Clodoaldo Monteiro (DEM). Foi alegado que Meraldo Sá está inelegível até 2022, por conta de uma condenação por improbidade administrativa aplicada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

A defesa, por outro lado, sustentou que a perda dos direitos políticos já havia sido cumprida, tendo sido iniciada em 2013 e esgotada em 2018. Não existiria, portanto,  nenhum elemento para justificar a negativa do registro de candidatura.

O juiz da 1ª Zona Eleitoral, Geraldo Fidélis, acolheu o argumento de Meraldo e o autorizou a disputar a eleição, em decisão datada do dia 26 de outubro.

A partir daí, a coligação “Juntos no Rumo Certo” recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral sustentando a tese de inelegibilidade.

No julgamento no TRE, o juiz Jackson Coutinho votou pela manutenção do registro. Porém, o juiz Fábio Henrique Fiorenza abriu divergência, argumentando que Meraldo já ingressou com diversos recursos, sem sucesso, no Superior Tribunal de Justiça para reverter a inelegibilidade até 2022.

O voto que detalhou esses recursos fracassado foi acompanhado pelos juízes Bruno D’ Oliveira Marques, Sebastião Monteiro e Gilberto Lopes Bussiki e pelos desembargadores Sebastião Barbosa Farias e Gilberto Giraldelli.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

A Propósito

Japonês da Federal é exonerado da Prefeitura de Cuiabá; Veja documento

Prefeitura diz que decisão ocorreu após o ex-agente se casar recentemente.
Geral

Governo de MT vai superar em 8 anos todo o asfalto construído em 271 anos de história

Estado alcançará 7 mil quilômetros de novas rodovias pavimentadas até o fim de 2026. Pivetta destaca fim do isolamento de regiões e segurança para a população.
Geral

Mato Grosso atinge a menor taxa de desemprego do Brasil e se aproxima de 1 milhão de carteiras assinadas

Indicador despencou de 8,2% para apenas 2,2%. Setor de serviços e o agronegócio puxaram o saldo positivo de mais de 31 mil novas vagas formais
Crônicas Policiais

“A melhor polícia do país”: Comandante exalta cerco ao crime organizado e novo efetivo em MT

Prestes a completar 191 anos, corporação vive fase de renovação. Coronel avaliou apoio da gestão Pivetta e garantiu segurança da área urbana à zona rural