Transação de imóveis cresce quase 32% em MT com o distanciamento social

Medidas restritivas impulsionaram o uso de ferramentas eletrônicas e, hoje, escrituras de compra e venda são assinadas por videoconferência

Imagem Ilustrativa (Foto: Freepik)

A quantidade de atos negociais envolvendo propriedades em Mato Grosso – entre eles as escrituras de compra e venda – cresceu 31,8% desde que passaram a ser feitos por meio digital.

A comparação é entre os períodos de junho de 2020 a maio de 2021 – o primeiro ano completo do funcionamento da plataforma e-Notariadocom mesmo período anterior: junho de 2019 a maio de 2020.

Quando se compara o ano completo de 2021, primeiro no qual a plataforma eletrônica de atos notariais esteve disponível durante os 12 meses, o crescimento em âmbito estadual foi de 38,14% em relação ao ano anterior, maior aumento já registrado na série histórica iniciada em 2007.

Já na comparação em relação à média dos últimos 10 anos (2010 – 2020), o ano que se encerrou registrou aumento de 10,3% no total de atos de compra e venda de imóveis praticados.

Como funciona?

Regulamentada nacionalmente pelo Provimento nº 100, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e administrada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), a plataforma eletrônica permite a qualquer pessoa transacionar bens imóveis pela internet, em um procedimento bastante simples.

Após entrar em contato com o Cartório de Notas de sua escolha, é agendada uma videoconferência com o tabelião para realizar a escritura, que é assinada digitalmente com certificado digital Notarizado, emitido gratuitamente pelo Cartório, ou por ICP- Brasil, assinatura digital de padrão nacional.

É possível, inclusive, que as partes queiram assinar o ato de formas diferentes, em um ato híbrido. Neste formato, o comprador pode assinar o ato presencialmente enquanto o vendedor realiza o procedimento online ou vice-versa.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMobilização contra o passaporte sanitário
Próximo artigoAtriz de Pânico quase foi esfaqueada de verdade durante as filmagens