Cidades

Tradicional dobradinha da Mesa Diretora deve virar triunvirato na nova gestão da Assembleia

3 minutos de leitura
Tradicional dobradinha da Mesa Diretora deve virar triunvirato na nova gestão da Assembleia
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A nova gestão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, empossada nesta sexta-feira (1º), dá sinais de que será um triunvirato, com participação ativa da vice-presidente Janaina Riva (MDB), em vez da tradicional dobradinha formada pelo presidente e primeiro-secretário. Janaina cobra divisão de poderes e de responsabilidades na gestão de Eduardo Botelho (DEM), reconduzido à presidência, e de Max Russi (PSB), estreante na primeira-secretaria.

“Temos muitos novos deputados. Tem que abrir espaço para mais deputados, pois isso viabilizou as mudanças que estão acontecendo agora. As atribuições têm que ser repartidas com a Mesa. Não dá para centralizar tudo na presidência e na primeira-secretaria. Tem que dividir as responsabilidades também”, disse Janaina, logo depois da posse.

Um dos poucos vices que participou ativamente da gestão foi justamente Botelho, em 2015 e 2016, na gestão de Guilherme Maluf (PSDB) como presidente e Ondanir Bortolini “Nininho” (PSD) como primeiro-secretário. Depois disso, Botelho acabou se tornando presidente da Mesa Diretora em 2017 e 2018. Conquistar a presidência da Assembleia também está nos planos de Janaina.

Transparência e enxugamento

Em suas falas, Botelho rebateu os novos deputados Ulysses Moraes (DC) e Xuxu Dal Molin (PSC), que têm cobrado mais transparência na gestão. “Hoje, deputado Xuxu, deputado Ulysses, não tem nada debaixo do tapete nessa Assembleia. Está tudo no Portal da Transparência. Aqui é transparência total. Se encontrarem alguma coisa errada, façam a denúncia. É isso que nós queremos, e vocês vão nos ajudar”, afirmou Botelho, no discurso de posse como presidente.

“Está tudo no Fiplan e no Portal da Transparência. Nossas licitações são compartilhadas com o Ministério Público, eles aproveitam nossas licitações. Essa Casa aqui não tem mais nada embaixo do tapete, é tudo às claras, e vai continuar assim enquanto estivermos por aqui”, completou o presidente.

Max Russi e Janaina Riva, porém, veem espaço para avançar nesse quesito, e também no corte de despesas da Assembleia. Ambos defendem, também, a devolução de recursos para o Poder Executivo no fim do ano, mas sem redução dos duodécimos do Legislativo.

“A Assembleia teve avanços importantes nos últimos quatro anos, inclusive na transparência. E vamos avançar nessa direção, ter mais transparência, mostrar de forma ainda mais clara os números da Assembleia, o que podemos enxugar e colaborar ainda mais com o Poder Executivo”, disse o primeiro-secretário. “Queremos chegar ao final do ano economizando os recursos e devolvendo ao Poder Executivo, contribuindo, como a Assembleia fez com a compra de ambulâncias”, completou Max Russi.

“É uma legislatura muito diversificada, com perfis diferentes. É o momento oportuno para o Botelho enxugar, para ser mais transparente, dar mais publicidade aos atos da Assembleia, e fazer o dever de casa sem demagogia e sem exposição ao parlamento”, disse Janaina.

A vice-presidente defendeu também o corte de gastos e a devolução dos servidores cedidos. “Enxugar é importante para a Assembleia, é simbólico para a sociedade. Por mais que, ao fazer as contas, a economia seja muito pequena. Acabar com as passagens aéreas foi simbólico também, nesse momento que o Estado vive. O que temos que avaliar é se precisamos de tantos servidores para desempenhar nossas funções”, disse.

“Hoje não temos quadro de servidores exacerbado na Assembleia, e está muito abaixo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Temos que fazer avaliação da quantidade de servidores cedidos pelo governo, que muitas vezes não estão fazendo atividade fim para ficar enclausurados aqui em salas com ar-condicionado”, concluiu a deputada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes