Principal

Toninho de Souza deixa a base de Emanuel e pode assinar CPI contra o prefeito

3 minutos de leitura
Toninho de Souza deixa a base de Emanuel e pode assinar CPI contra o prefeito

Edson Rodrigues

Toninho de Souza_01012017

Vereador Toninho de Souza (PSD): ele pode assinar o requerimento para a criação da CPI do Paletó

O vereador Toninho de Souza (PSD) anunciou nesta terça-feira (7) ter deixado a base de sustentação do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) e que poderá assinar o requerimento para instalação da CPI contra o peemedebista, chamada de “CPI do Paletó”.

Em discurso durante a sessão desta manhã, o parlamentar argumentou que a Câmara de Cuiabá e a própria prefeitura estão “travadas”.

“Não se fala em outra coisa. Essa instabilidade tem atrapalhado o andamento da prefeitura”, disse.

Toninho pontuou que ainda precisa conversar com sua base eleitoral para definir se vai mesmo assinar o pedido de CPI. Argumentou, entretanto, que todo o desgaste acerca das denúncias que pesam contra o prefeito estão sendo absorvidos pela Câmara de Cuiabá.

“Isso não pode. A Câmara precisa fazer seu papel. Nas próximas horas devo tomar uma decisão. Mas acho que só o meu afastamento da base já diz muita coisa”, afirmou, evitando confirmar a assinatura.

A assinatura de Toninho pode ser a nona necessária à abertura da CPI. Com ela, a Mesa Diretora tem prazo de cinco dias para instalar os trabalhos que devem ser presididos pelo vereador Marcelo Bussiki (PSB), autor do requerimento.

“Aguardamos com muita paciência as explicações do prefeito e, até agora, elas não foram feitas. Considero que essa investigação pode ser muito importante, não para condenar o prefeito, mas com o objetivo de destravar a Câmara”, pontuou.

Emanuel deve ser investigado por suposto recebimento de propina na época em que ainda era deputado estadual. Um vídeo gravado pelo ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) seria a prova do ocorrido.

Na semana passada, o vereador Diego Guimarães (PP) ainda sugeriu que seja acrescentado ao requerimento uma denúncia de suposta obstrução de justiça. O motivo seria um áudio encontrado na casa do prefeito — durante cumprimento de busca e apreensão pela Polícia Federal — de uma conversa do ex-secretario Allan Zanatta com o ex-chefe de gabinete de Silval, Sílvio Cezar Corrêa de Araújo. No diálogo eles falam sobre a delação do ex-governador.

“Cansado”
Já o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) voltou atrás e desistiu de assinar a CPI do Paletó. Segundo ele, sua afirmação no sentido contrário na segunda-feira (6) ocorreu por estar “cansado desse lenga-lenga”. “Esse assunto não sai nunca nessa Casa”, reclamou, em entrevista na manhã desta terça-feira (7).

Questionado se assinar não seria uma estratégia melhor, já que faria a CPI “andar” e destravar a pauta da Câmara – conforme ele próprio sugeriu -, o parlamentar foi taxativo: “não vou assinar palanque pra ninguém”, disse. Segundo ele, dos oito que apoiam a proposta, seis seriam pré-candidatos a deputado estadual.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes