O grupo filantrópico Humanizando, em parceria com o Programa Bem Viver, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, realiza campanha de arrecadação de fraldas e leite em pó para crianças vítimas de câncer em tratamento na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

O projeto, que já existe há 10 anos, ampara as mais de 60 crianças que se encontram em tratamento na ala infantil de oncologia.

Samia Barros Idealizadora do projeto, conta que a ideia de criar o Humanizando surgiu após ela perder o pai, vítima de câncer.

Por acompanhá-lo durante todo tratamento, percebeu a precariedade do sistema público de saúde. “Sempre que chegava para ver meu pai no hospital, as crianças que também sofriam com câncer ficavam felizes ao me ver. E também as mães. Meu pai dizia que eu levava jeito. Talvez por ser pedagoga eu tenha tido essa facilidade. A carência não é só de estrutura hospitalar, mas também de respeito pelo sofrimento dessas crianças”, lamenta.

Margarida Dower, coordenadora social do Programa Bem Viver, do Tribunal de Justiça, enfatiza a participação da população “O TJ sempre esteve envolvido em ações comunitárias e projetos sociais, mas o agente principal dessas ações é a população. São crianças de famílias carentes não só de fraldas e leite, mas principalmente de afeto”, ressalta.

Uma dessas crianças é Heloisa Oliveira, de 4 anos, natural de Lucas do Rio Verde, interior de Mato Grosso. Helô, como é carinhosamente chamada pelas outras crianças e equipe da ala de oncologia da Santa Casa, foi diagnosticada com câncer no cérebro, quando tinha apenas 2 anos.

Rose e a filha Helô

Depois de ser desenganada diversas vezes por outros médicos, que diziam que seu caso não teria solução e que ela teria poucos meses de vida, Helô encontrou na equipe médica da Santa Casa a esperança de viver. Há um ano ela recebe tratamento. Rosimeire de Oliveira, mãe de Helô, comove-se ao contar: “Minha filha é um verdadeiro milagre. Sou muito grata ao grupo Humanizando e à equipe médica da Santa Casa. Eles abrem mão de muitas coisas para fazer essa obra linda”, relatou.

Para arrecadar as fraldas e leite em pó serão espalhadas caixas ilustradas com fotos das crianças em tratamento por vários pontos da cidade, durante todo o mês de abril.

Para quem quiser se tornar voluntário do grupo Humanizando, as visitas acontecem todas as terças-feiras das 18h às 22h e sábados das 8h às 12h

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 98115-6089 – Sâmia

PONTOS DE COLETA

Tribunal Regional Eleitoral

Tribunal de justiça de MT

Fórum da Cuiabá

Fórum de Várzea Grande

Juizados especiais da Capital

Juizados especiais de Várzea Grande

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes