“Tinder eleitoral”: plataforma ajuda a escolher candidatos para eleições

Você responde algumas perguntas e um candidato que combina com o seu perfil aparece no app

(Foto: Criado por jcomp - br.freepik.com)

Nas eleições de 2018, a plataforma teve 34 milhões de acessos e 1,5 milhão de escolhas por afinidade (matches). Nas eleições municipais deste ano, a expectativa é dobrar estes números. E desde que ela foi ao ar, há cerca de duas semanas, já foram mais de 500 mil acessos.

Similar aos aplicativos de relacionamentos, mas voltada para as eleições, a #TemMeuVoto se baseia em perguntas que auxiliam a apontar quais políticos têm ideias similares às do eleitor.

O usuário só precisa responder algumas questões, a exemplo dos temas que considera prioritários, como transporte, saúde, educação, cultura, entre outros.

Também são feitas algumas perguntas para ajudar a definir a orientação política. Não é necessário cadastro prévio. Após as respostas, a plataforma disponibiliza uma lista com os candidatos a vereador que mais mais se identificam com as preferências do eleitor.

(Foto: Reprodução)

Um clique em cada perfil apresentado mostrará mais informações sobre o candidato ou candidata: partido, minibiografia, sites oficiais, prioridades, posição ideológica.

Ao final, o usuário pode marcar seus favoritos e gerar uma espécie de “colinha eletrônica” com seus candidatos.

Quem quer votos também tem que participar

Mas para o “encontro” dar ainda mais certo, André Szajman – o coordenador do projeto – destaca que é necessário que os candidatos acessem o site e também respondam às perguntas.

A plataforma é colaborativa e depende de informações inseridas pelos candidatos. Inicialmente tudo que está lá já foi disponibilizado por fontes públicas oficiais, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Para os políticos, é uma grande oportunidade de se aproximarem de seus eleitores, e demonstrarem que mereceram o seu voto. Essa atitude ativa de ambos os lados é fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira”, acrescentou.

(Com Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHomem compra iPhone 11 pela internet e recebe caixa com pedaços de madeira
Próximo artigoIdoso oferece R$ 10 para abusar de vizinho de 12 anos