Judiciário

Tinder eleitoral oferece “cardápio” de candidatos para “degustação” do eleitor

2 minutos de leitura
Tinder eleitoral oferece “cardápio” de candidatos para “degustação” do eleitor
Leandro Machado (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Motivados pela informação de que a segunda expressão mais procurada no Google referente às eleições foi “como anular meu voto”, movimentos e organizações da sociedade civil decidiram lançar um “Tinder” eleitoral. Essa é a proposta do site temmeuvoto.com: oferecer um “cardápio” dos candidatos nas eleições deste ano para “degustação” dos eleitores, que darão “match” – que neste caso é o voto, àquele com quem mais se identificarem.

Coordenada pelo cientista político Leandro Machado, que é cofundador do movimento Agora!, a ideia é mostrar para os eleitores que eles têm opção. “É um meio para tentar furar o bloqueio dos grandes partidos, que criaram uma série de regras a que deram nome de ‘reforma política’, para fechar as portas para a renovação, para as pessoas poderem encontrar candidatos novos”, explicou Leandro, em entrevista ao LIVRE.

Segundo ele, a plataforma estará disponível para os candidatos a deputado estadual, deputado federal e senador inserirem informações a partir de 17 de agosto – e para os eleitores a partir de 10 de setembro -, sendo que o primeiro turno das eleições será em 7 de outubro.

“Neste momento o site é apenas informativo, uma vez que ainda não há uma definição de todos os candidatos das eleições deste ano. A data-limite para registro na Justiça Eleitoral é 15 de agosto, então, a partir do dia 17 os candidatos que quiserem já podem inserir suas informações”, pontuou o cientista político.

Quando o site estiver em pleno funcionamento, conforme Machado, o eleitor responderá a sete perguntas sobre o que quer para o Brasil e, a cada resposta, é feita uma seleção dos candidatos alinhados com ela.

“Ao final, o sistema disponibilizará informações sobre cada um deles, como partido, biografia, sites oficiais, prioridades, posição ideológica, processos judiciais e condenações – quando houver, dentre outras. Com isso, caberá a ele se informar, refletir e decidir quem estará à frente do Brasil nos próximos anos”, ponderou.

Leandro Machado destacou que a iniciativa é apartidária, independente e múltipla, tendo sido criada a partir da união de vários movimentos e organizações da sociedade civil, bem como do esforço voluntário de centenas de profissionais.

Tinder

A comparação descontraída da plataforma com o Tinder se deve ao fato deste ser o aplicativo mais popular do mundo para conhecer novas pessoas. Ele consiste numa aplicação multiplataforma de localização online de pessoas para encontros românticos, por meio do cruzamento de informações.

“Match” é uma expressão usada no aplicativo para quando duas pessoas se curtem mutuamente. Quando “dá match”, o Tinder abre uma opção de diálogo entre os dois, para que possam se conhecer e, por exemplo, marcar um encontro presencial.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes