Tendências favoritas de 2021: veículos elétricos, VR, video chats

Tente imaginar esta situação: você vive nos anos 2000 ou 2001 e é transportado para o dia de hoje, pulando assim duas décadas. Agora pense em quanto você vai estar surpreso, chocado e pensar que tudo é fantasia. Todos ao seu redor estão falando por vídeo diretamente de seus smartphones, dirigindo pela cidade em máquinas estranhas e alguns capacetes incompreensíveis literalmente transferem uma pessoa para outra realidade. Sim, para nós, tudo isso é bastante normal. Mas se você mostrasse tudo isso há vinte anos atrás, seria um choque.

Por isso, hoje queremos falar sobre as tendências mais populares relacionadas com tecnologia, interação e internet de 2021. Para isso, dividimos essas tendências em várias categorias: veículos elétricos, tecnologias VR/AR e bate-papos por vídeo anônimos.

Transporte elétrico: carros, bicicletas, patinetes, etc

Você se lembra dos tempos em que o conceito de “transporte elétrico” era usado apenas para bondes e trens elétricos? A situação mudou drasticamente. Hoje, mais veículos se enquadram na categoria de veículos elétricos:

  • carros eléctricos;
  • bicicletas elétricas;
  • patinetes elétricos;
  • uniciclo, segway e gyro scooters..

Mas existem ainda mais incomuns tipos de transporte elétrico: aletas elétricas para placas SUP, scooters aquáticas, pranchas de natação, carros à deriva e muito mais.

Hoje, o transporte elétrico não é mais apenas uma novidade, mas uma alternativa totalmente funcional ao transporte pessoal ou público. Carros elétricos estão gradualmente tomando conta do mundo. Eles são ecologicamente melhores e muitos países oferecem vários benefícios para os compradores de carros elétricos, ao contrário do que acontece com outros tipos de veículos como modelos a gasolina. Vários pequenos veículos elétricos são uma excelente solução para você se locomover pela cidade se não quiser usar o transporte público ou lutar para encontrar um parque para o seu carro. Não há dúvida de que o percentual de transporte elétrico nas cidades irá aumentar no futuro e essa é uma tendência muito positiva.

Tecnologias VR e AR — realidade virtual e realidade aumentada

Há vinte anos atrás, os sistemas de realidade virtual e realidade aumentada eram algo existente apenas no mundo da fantasia. Hoje, é fácil usar as suas funções básicas no seu smartphone.

Essas tecnologias são amplamente utilizadas em uma ampla variedade de áreas:

  • videogames;
  • filmes;
  • indústria do entretenimento;
  • arquitetura e construção;
  • design de interiores e mobiliário;
  • navegação no espaço e muito mais.

Além disso, existe também a possibilidade de fazer viagens virtuais com visualização tridimensional graças à VR e AR. Você não precisa mais cruzar fronteiras e viajar por muito tempo para, por exemplo, visitar o Louvre. Para isso, você só precisa de um capacete de realidade virtual e as obras de arte aparecem diante de você quase como se estivessem vivas. Nessa altura da pandemia, possibilidades como esta são mais relevantes do que nunca.

Além disso, a cada ano que passa, as tecnologias VR e AR se tornam não apenas mais avançadas, mas também mais acessíveis. Se há alguns anos atrás comprar um headphone VR era um luxo bastante caro, hoje quase todo o mundo tem a possibilidade de pagar por um. Entretanto, as tecnologias AR estão disponíveis apenas em smartphones e não necessitam de aparelhos dedicados. Um exemplo marcante de uso da AR foi o jogo mobile Pokémon GO, que literalmente tomou conta do mundo inteiro alguns anos atrás. Na verdade, jogos são uma das opções mais incríveis para o uso da realidade aumentada. Outro exemplo de boa utilização é o que é feito pela empresa IKEA, que tem sua própria aplicação AR, na qual você pode selecionar um móvel do catálogo e colocá-lo bem na sua sala, a fim de avaliar como ele irá combinar com o resto da decoração.

Bate-papos anônimos por vídeo

O site Omegle foi o primeiro bate-papo anônimo que conecta usuários de forma completamente aleatória. Inicialmente, quando o serviço foi lançado em 2009, o site apenas oferecia serviço de bate-papo por texto. Mais tarde, a tecnologia permitiu que os usuários se comunicassem por chamada de vídeo e, com o tempo, esses novos sistemas de bate-papos aleatórios por vídeo se tornaram ainda mais funcionais, alguns deles se tornando ainda mais populares do que o pioneiro.

Chatrandom

Este bate-papo por vídeo oferece, além da clássica função de roleta aleatória, várias opções interessantes: uma sala de bate-papo gay, salas de bate-papo temáticas, um bate-papo separado com mulheres, a possibilidade de esconder seu rosto com uma máscara AR, etc.. É preciso lembrar, no entanto, que os usuários podem usar todos os recursos do Chatrandom apenas com uma conta premium.

OmeTV

Embora bastante simples, este é um bate-papo por vídeo muito funcional e conveniente. No OmeTV, você pode selecionar o país onde quer encontrar uma pessoa com quem conversar, além de também poder indicar qual o gênero pretendido. Se você quiser conversar com estrangeiros mas não souber falar outros idiomas, o OmeTV oferece o recurso de tradução automática de mensagens. Assim você não precisa de outros tradutores.

Chatroulette

Um dos serviços pioneiros entre as roletas de bate-papo. Aliás, foi aqui que surgiu a opção de bater papo por vídeo, antes mesmo do Omegle. No entanto, devido a seu medíocre sistema de moderação, muitos usuários acabaram ao longo dos anos mudando para outros bate-papos por vídeo. Agora, a situação melhorou, mas o Chatroulette ainda não é tão popular quanto antigamente.

DirtyRoulette

Como o nome indica, o DirtyRoulette é uma roleta de bate-papo com uma temática adulta. Aqui você pode conversar sobre os tópicos mais explícitos, flertar ou até mesmo fazer sexo virtual. O DirtyRoulette só pode ser usado por usuários com mais de 18 anos.

CooMeet

O CooMeet é um dos bate-papos por vídeo mais populares para homens. O seu segredo é simples: a implementação de um filtro de gênero que funciona perfeitamente. Se em outros bate-papos os usuários conseguem facilmente enganar esse filtro, isso é impossível no coomeet.com/pt pois cada mulher que se cadastra no site tem que confirmar seus dados pessoais durante a criação do perfil. Assim, os homens podem ter certeza de que estão se comunicando com pessoas reais — não há bots nem perfis falsos.

Entre outras boas características do CooMeet estão o seu excelente sistema de moderação e suporte, os seus funcionais aplicativos para iOS e Android, um programa de afiliados exclusivo e conexão rápida com seus parceiros de conversa, sempre com alta qualidade de vídeo mesmo se a velocidade de internet é lenta.

Bazoocam

Muitos usuários afirmam que o Bazoocam tem um design desatualizado e isso acaba por afastar bastantes usuários. O Bazoocam permite que você se comunique em um bate-papo por vídeo individual, jogue mini-jogos online com seus parceiros de conversa, assista a transmissões por vídeo feitas por outros usuários ou mesmo crie a sua própria transmissão ao vivo.

Conclusão

O mundo continua mudando todos os dias. Novas tecnologias aparecem a cada momento e as tendências que há pouco tempo eram fortes, agora são coisa do passado. Com certeza nós iremos continuar a testemunhar novas tendências interessantes e a forma como o mundo continua a mudar rapidamente. O importante é ser capaz de se manter atualizado.

Neste artigo falamos de algumas das tendências populares de hoje mas, na verdade, existem muitas mais. E, com a velocidade da evolução da tecnologia, no prazo de cinco ou dez anos, com certeza nós iremos lembrar dessas tendências como algo do passado.

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPlanejamento sucessório
Próximo artigoGasolina mais barata? Petrobras reduz preço nas refinarias