Política

Temporários na Saúde: TRE-MT analisa suspeitas de favorecimento em eleição

Polícia Federal diz que casos descobertos na Operação Capistrum podem ter ajudado na eleição de deputado federal

1 minuto de leitura
Temporários na Saúde: TRE-MT analisa suspeitas de favorecimento em eleição
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso vai investigar implicações eleitorais das contratações de servidores temporários pela Prefeitura de Cuiabá para a secretaria de Saúde do município. 

Uma apuração da Polícia Federal encontrou indícios de que as nomeações teriam refletido na eleição a deputado federal em 2018 de Emanuel Pinheiro Neto (PTB), filho do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

As supostas contratações irregulares são o escopo da Operação Capistrum, do Núcleo de Competências Originárias (Naco) e geraram o afastamento de Emanuel Pinheiro do cargo por mais de um mês, entre outubro e novembro de 2021. 

No âmbito eleitoral, o processo foi protocolado no gabinete do juiz da 51ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, Franciso Alexandre Ferreira Mendes. Mas, no dia 21 de fevereiro, ele declinou da decisão e transferiu a análise para o pleno Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Na decisão, o magistrado afirma que o caso depende da “supervisão” do pleno, órgão adequado para avaliar a implicação das investigações no mandato do prefeito. 

A Operação Capistrum partiu de depoimentos de ex-secretários de Saúde de Cuiabá, que apontaram a nomeação de indicações políticas de vereadores para ser mantida a base de apoio de Emanuel Pinheiro na Câmara dos Vereadores. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes