Cidades

Tempo de resposta para incêndio da Realmat foi de 13 minutos e 37 bombeiros atuaram no combate

Ação heroica dos bombeiros tem sido bastante elogiada nas redes sociais

3 minutos de leitura
Tempo de resposta para incêndio da Realmat foi de 13 minutos e 37 bombeiros atuaram no combate

O incêndio nos prédios das empresas Realmat e Ciclo Ribeiro, no Bairro Porto, na Capital, nesse sábado (5) comoveu a Grande Cuiabá. A destruição chocou quem viu as cenas e a ação heroica dos bombeiros se tornou digna de “aplausos” nas redes sociais.

Ao todo, 37 bombeiros militares, entre os de serviço e os de folga que foram acionados através do plano de chamada, atuaram no combate às chamas, utilizando nove viaturas, entre Auto Escada Mecânica, Auto Bomba Tanque e Auto Rápido.

Para conseguir todos os 230 mil litros de água utilizados na ação, a prefeitura de Cuiabá, a Águas Cuiabá, a Rota do Oeste, a Defesa Civil e algumas empresas particulares forneceram caminhões pipas.

A destruição causada pelas chamas mostra a intensidade do incêndio, afinal, segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, foram apenas 13 minutos desde o início do incêndio até o começo do combate e, ainda assim, rapidamente houve o desabamento de parte da estrutura da Realmat.

Foto: Corpo de Bombeiros

Combate

Segundo os bombeiros, quando a primeira equipe chegou, encontrou “um incêndio de grande vulto, com alta carga de incêndio e rápida propagação”.

Equipes de Cuiabá e Várzea Grande foram acionadas e medidas de segurança começaram a ser tomadas, como o desligamento da rede de energia, o isolamento do local, a retira de botijões de gás, e, principalmente, a evacuação dos animais de uma clínica veterinária que fica ao lado da da Realmat.

Enquanto os animais eram retirados, um bombeiro sofreu um mal súbito e precisou receber atendimento médico. Em um ato heroico, porém, logo após ser medicado ele retornou para o combate às chamas.

Em pouco tempo houve o desabamento da Realmat e, com isso, dois bombeiros acabaram se machucando. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), já receberam alta e passam bem.

Com exaustivo trabalho, que durou toda a madrugada desse domingo (6), o Corpo de Bombeiros impediu que o incêndio se espalhasse para mais comércios. As chamas, porém, atingiram a Realmat, a Ciclo Ribeiro e uma lotérica.

O incêndio foi extinto somente pela manhã, por volta das 9 horas, quando foi iniciado o rescaldo, visando constatar a existência de novos focos de incêndio sobre os escombros para também extingui-los.

Por fim, a Defesa Civil Municipal esteve presente para realizar uma vistoria estrutural da área afetada e dos prédios vizinhos.

Foto: Corpo de Bombeiros

Heróis de farda

Nas redes sociais, dezenas de pessoas têm deixado mensagens parabenizando os bombeiros pela ação.

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes