Temendo desemprego em massa, Fecomércio faz pedido a prefeitura e governo

Sem clientes, sem fluxo de caixa. Assim, comerciantes querem prorrogação de prazos para pagar impostos, água e luz

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Sem cliente nas ruas, não há faturamento para o comércio e, dessa forma, não há empreendimento que sobreviva. A preocupação é do presidente da Fecomércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, que se reuniu na manhã desta quarta-feira (18) com representantes e sindicatos do setor para tratar dos efeitos do coronavírus em Mato Grosso.

“Com a indicação do governo para que as pessoas fiquem em casa e com a possibilidade de termos que fechar o comércio, o fluxo de caixa vai a zero. Isso vai fazer a maioria dos negócios ‘quebrarem’ e haverá desemprego em massa”.

Para participar da reunião, todos tiveram que fazer a higienização das mãos com álcool gel e usar máscaras. Também ficaram separados uns dos outros por duas cadeiras, como medida de segurança.

Ao todo 70 pessoas compartilharam suas preocupações: desemprego em massa e risco de negócios fecharem (Divulgação)

Frente às incertezas do cenário, do qual José Wenceslau concorda ser preciso redobrar a atenção com a saúde pública, a Fecomércio vai apresentar sugestões às autoridades políticas dos municípios, do Estado e até para o governo federal.

“Afinal, continuam sendo emitidos boletos, duplicatas bancárias, impostos precisam ser pagos e ainda há a folha de colaboradores”, pontuou.

O documento contará com a colaboração da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) para atender as demandas da indústria e comércio.

“Vamos sugerir, por exemplo, que a data de pagamento do IPTU seja adiada, bem como os encargos sociais e taxas de serviços de água e luz”.

Estas são algumas das sugestões apresentadas aos governos e que estarão no documento que está sendo elaborado e, em breve, será divulgado e encaminhado.

“Ao governo federal pediremos que garantam recursos para o seguro-desemprego”, finaliza.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEstreia da terceira temporada de Westworld tem a menor audiência da série
Próximo artigoMauro edita novo decreto