Técnica de relaxamento reduzem estresse causado pela pandemia

    Métodos como mindfuness e músicas no estilo “lo-fi” podem ajudar a aliviar os efeitos adversos da vida moderna e da pandemia

    (Foto: Divulgação)

    A rotina moderna envolve diversas atividades, obrigações e prazos a serem cumpridos em um curto período de tempo. Esse excesso de afazeres acaba gerando consequências negativas como o estresse, procrastinação, falta de foco e até mesmo ansiedade. Situações que se acentuam com a pandemia e o isolamento social.

    Por conta desses efeitos colaterais da realidade agitada em que vivemos, a busca por técnicas que promovam a melhora da concentração e o relaxamento se tornam cada vez mais comuns.

    Entre os caminhos está o mindfulness, uma prática que busca ampliar a atenção no momento presente.

    Podemos compreender mindfulness como um estado atentivo, focado no momento presente, tanto quanto ao que se passa dentro de nós, como pessoas, como ao ambiente ao nosso redor, sem julgamentos à experiência vivida”, explica Melissa Melchior, segundo a representante do Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da da USP.

    Imagem de John Hain por Pixabay

    E, com a chegada da pandemia, algumas atividades diminuíram, mas novas dificuldades e desafios de adaptação apareceram. Segundo Melissa, o mindfulness pode ajudar durante o período de isolamento social e também durante o trabalho em home office.

    “Os relacionamentos e afazeres ficam mais restritos durante esse período, abrindo portas para que a ansiedade, medo, angústia e até mesmo a depressão tomem lugar de destaque. A prática do mindfulness auxilia na compreensão das mudanças, diminui a ansiedade e melhora o foco no trabalho, fatos que podem amenizar as dificuldades da quarentena e adaptação do trabalho em casa.”

    Pequenas práticas diárias

    Os interessados em iniciar a prática de mindfulness podem começar com pequenas pausas diárias para praticar. “Uma maneira de começar é estabelecendo um compromisso que seja possível de ser cumprido diariamente. Pode ser, por exemplo, parar algumas vezes durante o dia e focar na inspiração e na expiração por três respirações seguidas, de forma atenta a cada momento da trajetória respiratória.”

    Outro método que pode ajudar as pessoas a se adaptarem aos tempos atuais é o estilo de música lo-fi. Ouvida geralmente para relaxar e melhorar a concentração nos estudos, o lo-fi é  caracterizado por batidas calmas, repetitivas e abafadas, na maioria das vezes sem voz,  que tem ganhado destaque nas redes sociais, principalmente entre os mais jovens.

    O mestrando em Ciência da Computação, Fernando Zagatti, de 24 anos, conta que o lo-fi o ajuda na realização de suas atividades. “Eu gosto de ouvir principalmente quando estou estudando ou desenvolvendo algum projeto. Diferentemente de outros estilos musicais, o lo-fi possui batidas calmas, que me permitem relaxar estudando, ao mesmo tempo em que me ajudam a manter o foco no que estou fazendo.”

    (Com Jornal da USP)

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