Cidades

Tarifa social: 100 mil ainda não se cadastraram em MT para receber o benefício

Benefício é voltado para pessoas de baixa renda e desconto pode chegar a 65%

1 minuto de leitura
Tarifa social: 100 mil ainda não se cadastraram em MT para receber o benefício
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

Pelo menos 100 mil famílias que poderiam ser beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica ainda não se inscreveram para ter o benefício. O balanço é da Energisa, concessionária de energia elétrica no Estado.

O programa é subsidiado pelo governo federal e oferta tarifas com descontos de até 65% na conta de energia.

Para se inscrever no projeto é preciso ir presencialmente em uma agência da Energisa. Os interessados devem apresentar o Número de Identificação Social (NIS) atualizado, juntamente com o documento de identificação com foto e uma conta de energia elétrica.

No caso de indígenas e quilombolas, é necessário o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). A parcela de desconto varia de 10% a 65%, dependendo da faixa de consumo.

Podem ser beneficiários:

  • Inscritos no Cadastro Único (cadÚnico) para programas sociais do governo federal com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa;
  • Inscritos no cadÚnico com renda de até três salários-mínimos e que sejam portadores de doenças ou deficiência que necessite de tratamento continuado usando aparelhos que demandem do uso de energia elétrica;
  • Famílias indígenas ou quilombolas;
  • Famílias inscritas no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou seja, idosos com idade de 65 anos ou mais e deficientes, cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ um quarto do salário-mínimo.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes