Variedades

Taques promete manter MT Escola e Vem Pra Arena, mas nada fala sobre museus

3 minutos de leitura
Taques promete manter MT Escola e Vem Pra Arena, mas nada fala sobre museus
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Divulgado nesta semana, o Plano de Governo do candidato à reeleição Pedro Taques promete dar continuidade e ampliar ações, pelo menos no que diz respeito à área cultural.

Iniciativas como a MT Escola de Teatro e o Vem Pra Arena seriam ampliados. Além disso, editais de fomento para prefeituras, fortalecimento de festivais de música, cinema e artes cênicas e ampliação do número de pontos de cultura com financiamento estadual também figuram entre as propostas.

Já um dos temas que têm causado muito desgaste à gestão, como o impasse da reabertura dos museus, não constam na perspectiva de uma nova gestão, pelo menos não foi elencado no documento. Há apenas menção à promoção de ações de preservação do patrimônio histórico e cultural.

“Com este Plano de Governo pretendemos contribuir para a consolidação de nova etapa de desenvolvimento em Mato Grosso, conscientes das dificuldades encontradas na etapa anterior e, mais ainda, convictos do que pode ser feito para a melhoria das políticas públicas a serem entregues à sociedade mato-grossense, a qual oferecemos nossas sinceras intenções”, diz o governador na apresentação das propostas para uma nova gestão.

No mesmo texto, em que introduz as propostas do plano de governo “Pra Mato Grosso seguir em frente”, ele diz que “além de trabalho, estes quatro anos de Governo foram de muito aprendizado, amadurecimento e eficiência de gestão, pois administramos em meio a escassez de recursos financeiros e, diante disso, tivemos que reexaminar compromissos. Com este cenário posto, tivemos que fazer escolhas e optamos por priorizar as políticas públicas sociais e de desenvolvimento. Ou seja, cuidando de quem mais precisa e, ao mesmo tempo, criando oportunidades de crescimento para o Estado”.

O plano de governo traz cinco eixos de desenvolvimento que, segundo o governador, foram identificados no Plano de 2015-2018. O segmento da cultura está contemplado no eixo 2, titulado, “para viver bem”. Este item reúne as políticas que buscam atender ao cidadão de forma individual e cuidam da sua saúde, da segurança, da cultura, do trabalho e da proteção aos menos favorecidos, segundo o documento.

“Muito já foi feito e as obras e ações devem ter continuidade. Finalmente, o que motiva um Plano de Governo ‘Para Seguir em Frente’ são as constatações que apresentaremos no quadro geral das políticas realizadas, na busca de mostrar à sociedade mato-grossense o que foi feito e explicitar nossa sincera intenção de garantir que as ações se ampliem e, de fato nenhum mato-grossense fique para trás”.

Confira as propostas para o segmento cultural apresentadas no documento. Nele constam também resumo de ações desenvolvidas para estímulo do setor de 2015 a 2018.

PROPOSTAS PARA A GESTÃO 2019-2022

• Operacionalizar o funcionamento do Centro de Referência em Economia Criativa -Grande Hotel da Criatividade;

• Ampliação da MT escola de teatro;

• Lançar editais de fomento cultural para prefeituras e lançar Editais de seleção pública de projetos culturais; • Realização do “Salão JovemArte”;

• Ampliar os Pontos de Cultura com financiamento Estadual;

• Ampliação do #VemPraArena itinerante pelo interior;

• Fortalecimento dos Festivais (teatro, música, cinema, dança);

• Diagnóstico e estímulo das culturas de fronteira (interestadual e internacional). Implementar laboratório de conservação, restauro e digitalização de bens culturais móveis com estímulo e promoção de ações preservação do Patrimônio Histórico e Cultural

 

O documento pode ser acessado na íntegra: PlanodeGovernoPedroTaques2018

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes