Principal

Taques descarta exonerar Fávaro e encerra disputa pela Sema

2 minutos de leitura
Taques descarta exonerar Fávaro e encerra disputa pela Sema

O governador Pedro Taques (PSDB) resolveu acabar com a disputa entre PSD e PSB pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e afirmou que a pasta continuará sob o comando de Cárlos Fávaro (PSD) enquanto o vice-governador quiser. Ele descartou exonerar o vice, que ocupar o cargo de secretário interinamente desde março de 2016.

“Todos os secretários são demissíveis a qualquer momento. Na Sema, o secretário é o vice-governador. Eu não quero que ele saia de lá. É minha posição. Ele decide o momento que ele vai sair, porque ele está fazendo um trabalho excepcional”, declarou Taques, que elogiou o trabalho do vice durante entrevista coletiva neste sábado (28/01), na Caravana da Transformação, em Jaciara (140 km de Cuiabá).

Fávaro, que já foi presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), comanda a Sema interinamente há 10 meses, desde que a promotora de Justiça Ana Luiza Peterlini teve que deixar o cargo, em março de 2016, para cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe membros do Ministério Público de ocupar cargos no Poder Executivo. Agora, a pasta é objeto de desejo do PSB. Por outro lado, o PSD não quer abrir mão do espaço conquistado.

Taques deixou claro que a Sema não faz parte da cota do PSD, mas sim do vice-governador, e ainda defendeu maior participação do partido no governo. “Fávaro está na Sema não porque é presidente do PSD, mas porque está fazendo um bom trabalho e é vice-governador. Nós tivemos 833 mil votos. Quem quiser demitir secretário meu tem que ter mais voto que eu”, declarou.

Questionado sobre o espaço do PSD, porém, Taques não quis comentar a escolha do ex-vereador  por Cuiabá Domingos Sávio (PSD) para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), no lugar da professora Luzia Helena Trovo. Porém, as informações de bastidores são que a nomeação pode ocorrer ainda esta semana.

O ex-vereador se reuniu com Taques há alguns dias, mas o governador não revelou o conteúdo da conversa. “Dominguinhos é meu amigo há muito tempo. Na campanha de 2014, ele coordenou os vereadores do interior”, desconversou. 

 

*A repórter Laíse Lucatelli viajou a Jaciara a convite do Gcom

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes