Mato Grosso

Taques alega que MT melhorou e Mendes afirma que números envergonham os cidadãos

2 minutos de leitura
Taques alega que MT melhorou e Mendes afirma que números envergonham os cidadãos
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Das 27 unidades federativas, Mato Grosso aparece em 17º lugar no Ranking de Eficiência dos Estados – Folha (REE-F), uma ferramenta inédita lançada pelo jornal Folha de São Paulo e o Datafolha. Mesmo que a frente de apenas 10 Estados, o candidato à reeleição ao governo, Pedro Taques (PSDB), alega que houve melhora na área da Segurança Pública e Educação. Seu principal opositor, Mauro Mendes (DEM), por sua vez, aproveita os números negativos do Estado e diz que isso envergonha os cidadãos.

No estudo que considera a Educação, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura, Finanças e Receita Per Capita, Mato Grosso aparece em 17º lugar, com 0,353. O governador Pedro Taques, contudo, afirma que o Estado saiu da zona crítica das políticas públicas, ficando de fora da lista dos Estados considerados ineficientes em fazer mais com menos recursos.

Mauro Mendes, por sua vez, critica a posição em que Mato Grosso ocupa e lamenta que o Estado apareça envergonhando os cidadãos. “Um Estado pouco eficiente significa um Estado que não está prestando um serviço de qualidade na Educação, Saúde, Infraestrutura e Segurança”.

Contrariando o argumento do opositor, Taques afirma que a criação de 42 escolas em período integral, implantação de oito escolas militares, concurso público para a educação e o cumprimento de acordo de aumento salarial de quase 50% aos professores foram alguns dos motivos que levaram a educação de Mato Grosso a ser considerada a 5ª melhor do país, de acordo com o ranking.

O levantamento apontou ainda que o Estado possui o 9º melhor índice da segurança pública entre as 27 unidades da federação. O tucano ainda pontua que Mato Grosso poderia estar numa situação ainda pior se não tivesse realizado investimentos na Segurança Pública, que de acordo com o levantamento atingiu 0,701.

“Mesmo com cenário de crise, fizemos muitos investimentos e tivemos avanços, sobretudo, na Segurança Pública, na Educação e também na Infraestrutura”, argumentou o governador Pedro Taques.

Apesar de não contar com boa classificação, Taques defende a Saúde Estadual. “A Saúde ainda está abaixo da média, contudo, investimos 13,5% em saúde, mais do que os 12% determinados em lei”, disse o governador, que concorre à reeleição.

Mendes, no entanto, discorda do tucano. “Queremos um Estado mais eficiente. E, acima de tudo, que preste serviço de qualidade a todos nós mato-grossenses”. Ele ainda aproveitou para dizer que esse é seu compromisso caso seja eleito. “Vamos trabalhar juntos para que Mato Grosso saia dessas tristes realidades”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes