Cidades

Tapete refrescante e tigela fria viram mania entre donos de pet

2 minutos de leitura
Tapete refrescante e tigela fria viram mania entre donos de pet

Se as altas temperaturas nos trazem desconforto, imagine para os bichinhos. Alguns, mais peludos, sentem o baque no período de mais calor em Cuiabá. É por isso, que muitos donos de pets têm lançado mão das novidades do mercado para ajudar a aplacar o calor que os bichinhos sentem: o tapete refrescante e a tigela fria viraram mania.

Um problema comum nessa época é a hipertermia, que se demonstra por meio do aumento na frequência respiratória e evolui para falta de ar e presença de mucosas arroxeadas.

Isto, como resultado do aumento da temperatura corpórea. Apesar de atingir normalmente cães braquicefálicos (com focinho curto), todas as raças estão expostas ao quadro. Tal complicação pode ocorrer durante um passeio em um dia muito quente ou até mesmo dentro de casa.

De acordo com a comerciante Eliane Rocha Lima, que tem loja no Shopping Popular, muitas pessoas estão investindo no tapete refrescante e na tigela fria, pois estes itens podem ser levados no carro.

“O tapete foi desenvolvido com um gel especial que resfria automaticamente quando seu pet deita nele. Algo similar ocorre com a tigela fria, que mantém a água fria por várias horas”, comenta.

Ambiente pet friendly

Outra opção para evitar a hipertermia ou insolação é não passear em horários muitos quentes (como aqueles ao redor do meio-dia) e priorizar o período no início da manhã ou à noite.

Também vale trocar a tradicional saída ao ar livre por um programa leve em um ambiente fechado, em que há uso de ventiladores ou ar-condicionado – principalmente, no caso de cachorros de raças oriundas de regiões muito frias.

Com política pet friendly, o Shopping Popular permite a entrada de cães e gatos em sua estrutura.

“Os bichinhos são bem-vindos, mas é preciso seguir algumas regras. Cães e gatos de pequeno porte devem circular na coleira ou no colo. Enquanto que cães de médio e grande porte devem usar focinheira. Os bichinhos só não podem entrar na praça de alimentação e banheiros, nem ficar em escadas”, explica o presidente do Shopping Popular, Sivaldo Oliveira.

Vale ressaltar que durante os passeios é essencial avaliar se o animal está cansado e/ou ofegante. Faça pausas quando necessário e lembre-se: assim como nós, eles precisam se manter bem hidratados – ofereça água fresca em abundância.

Panorama

No Brasil, estima-se que apenas a população de cães já seja 52 milhões, quantidade que supera a população de crianças [45 milhões], segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE].

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes