Negócios

Tabelamento do frete e taxa de câmbio eleva preço da produção de soja, aponta Imea

1 minuto de leitura
Tabelamento do frete e taxa de câmbio eleva preço da produção de soja, aponta Imea

O custo de produção da soja referente ao mês de julho para a safra de 2018/19 sofreu aumento de 0,83% no custo operacional e 0,77% no custo total. Esse crescimento ocorreu por conta da política de tabelamento do valor do frete em conjunto com o aumento da taxa de câmbio. Com isso, o custo operacional da produção ficou em R$ 3,15 mil por hectare e, o custo total em R$ 3,6 mil por hectare.

O boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), aponta que os insumos utilizados na produção foram os que mais sofreram variações nos preços. Os corretivos de solo sofreram aumento de 2,53%, os macronutrientes 1,90% e, o fungicidas 1,70%. O relatório ainda aponta que o aumento no custo dos fretes, em decorrência do tabelamento e o reflexo da política interna e do mercado internacional foram os principais motivos para o encarecimento dos insumos.

O relatório ainda ressalta que os produtores podem ser penalizados por esse motivo. “Com 95% dos insumos comercializados, o produtor que deixou para negociar neste momento pode “padecer” um pouco mais, visto a disparada do dólar neste mês de agosto”, adverte o boletim.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes