O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus no Centro de Cuiabá, que na manhã desta sexta-feira (10) fez quatro alunos reféns em uma sala de aula, acaba de ser detido pela Polícia Militar. A situação foi contornada e não houve feridos, de acordo com o vice-diretor da instituição, Marcos Vinicius.

Ainda assim, professor e alunos receberam atendimento médico de uma equipe do Samu enviada ao local. Os quatro alunos também estão sendo acompanhados por um profissional de Psicologia da instituição e devem junto dos pais fazer Boletim de Ocorrência sobre o acontecido.

O vice-diretor também contou que foram os professores e funcionários mais próximos do professor em surto foram acionados e auxiliaram na negociação, conseguindo acalmar o docente e libertar os estudantes, que saíram ilesos.

Leia também:
Professor tranca alunos em sala do IFMT e polícia é chamada

Segundo o diretor, trata-se de um professor da área de tecnologia que possui problemas psiquiátricos e que começou a fazer tratamento após apresentar um quadro grave de depressão.

“[Os estudantes] estão bem. Ele não ameaçou em nenhum momento os alunos e eles vão comprovar isso. Eles estão indo com os pais, junto com a direção, na delegacia, porque tem alguns protocolos que precisam ser seguidos”, afirmou o vice-diretor.

Entenda o caso

Em uma aula de Agrimensura, nesta manhã, o professor foi montar algumas estacas e “os alunos se mostraram muito impacientes com ele”, o que teria ocasionado o “surto” no educador. Apesar de a confusão ter mobilizado a polícia e toda a comunidade acadêmica, os alunos “não entraram em pânico” e passam bem.

“Queremos tranquilizar a todos, principalmente porque gera uma apreensão sempre que surge uma notícia como essa em escolas, ainda mais em uma escola grande como o IFMT”, explicou o comandante do CR1, Cel. PM Rodrigues.

Rodrigues confirmou que o professor portava uma machadinha, que seria no entanto, utilizada na sala de aula. Mas não teria ameaçado os alunos com a arma. Ainda de acordo com o oficial, a PM rapidamente negociou com o professor, conseguiu acalmá-lo, retirou o armamento e o professor foi conduzido para ser atendido primeiro pelo Samu e depois deve ser conduzido para o Cisc.

O professor deixou a instituição em uma ambulância do Samu, escoltada pela PM.

Afastamento

Ainda não se sabe se o professor será afastado das salas de aula. O vice-diretor explicou que trata-se de um excelente profissional que apresenta quadro de depressão. O afastamento dele só poderá ser definido após a avaliação da perícia médica;

“Nós temos toda nossa equipe de psicólogos e, junto com nossa equipe disciplinar, dentro da nossa organização, vamos atendê-lo da melhor maneira possível. Ele é um servidor, é um ótimo professor e foi acometido com o surto, mas, graças a Deus, não aconteceu nada de pior, principalmente com nossos alunos, e nem pra ele, preservando ele também, por isso que foi chamado o Samu, porque ele não é nenhum criminoso”, pontuou Marcos Vinicius.

 

Atualizada às 12h32.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes