Especial

Suposto esquema na “Caravana da Transformação” é tema de reportagem do Fantástico

3 minutos de leitura
Suposto esquema na “Caravana da Transformação” é tema de reportagem do Fantástico

A Operação Catarata, deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MPE), no dia 3 de setembro, que investiga irregularidades na execução do contrato da Caravana da Transformação, foi tema de reportagem especial do Fantástico deste domingo (11), exibido pela Rede Globo.

A reportagem contou a história do seu Miguel, de 63 anos, líder de uma comunidade, em Cuiabá. O homem foi um dos participantes da Caravana da Transformação – maior programa assistencialista do Governo do Estado, que, em 14 edições, ofereceu serviços de oftalmologia à população. O procedimento mais procurado era a operação de catarata.

[featured_paragraph]Conforme seu Miguel, ele percebeu que sua visão estava diminuindo quando completou 55 anos. Quase 10 anos depois, resolveu aproveitar a oportunidade do governo para tratar da vista. No entanto, após a cirurgia, levou um susto. “Eu estou cego do olho direito. A gente tem que ser realista”, disse ao repórter.[/featured_paragraph]

Além de seu Miguel, outras pessoas também teriam saído do programa com a situação pior da que quando chegaram, segundo apuração do MPE. Inicialmente, a investigação do órgão se baseava em denúncias de irregularidades no contrato feito com a empresa prestadora de serviço, a 20/20 Serviços Médicos S/S.

Entre as informações levadas à promotoria, havia a denúncia de que a empresa teria inflado a folha de serviços, incluindo procedimentos não realizados, para receber mais recursos do governo do estado. Ao todo, o contrato e a folha de pagamento pelos serviços é de mais de R$ 48 milhões.

Na reportagem, o Fantástico citou o caso da aposentada Joana. Segundo ela, os médicos que a atenderam teriam dito que ela não precisava da cirurgia. No entanto, seus dados constam na planilha de atendimento da empresa, que alegaram que a mulher teria operado dos dois olhos.

A investigação

O Ministério Público pontuou que uma das irregularidades seria a forma de controle dos procedimentos. Segundo o Governo do Estado, ao todo, quase 70 mil atendimentos foram realizados nas 14 edições. O MPE contesta.

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre) – promotor Mauro Zaque

Responsável pela condução das investigações, o promotor de Justiça Mauro Zaque, deu entrevista à Rede Globo. Na ocasião, disse que a empresa 20/20 era a responsável por elaborar a planilha que seria utilizada para pagamento. “Ou seja, não havia sequer fiscalização, no sentido de controlar a qualidade do serviço que é prestado”, explicou.

Sobre o caso do seu Miguel, a reportagem ainda entrevistou um oftalmologista, que afirmou que o procedimento cirúrgico de implantação de lente artificial, que havia sido descrita pela empresa como realizada em abril deste ano, não foi feito. Questionada, a empresa rebateu. Disse que, no caso do líder comunitário, a lente implantada “deve ter se deslocado”.

O Governo do Estado também se pronunciou na reportagem. Responsável pela Caravana, o secretário José Arlindo contestou. Disse que o Ministério Público estaria procurando questões muito complexas quando “muitas vezes não é”. Por fim, negou as irregularidades.

A reportagem apontou que a empresa responsável pelo serviço também é alvo de investigação em outros seis estados. Ao todo, seriam 40 processos de pacientes que alegam erro médico. A representante da empresa, porém, nega e observa que nenhum dos processos resultou em sentença condenatória.

Ao final, também foi informado que seu Miguel foi chamado pela empresa para uma nova cirurgia. Inicialmente, ele iria de ônibus até Ribeirão Preto, onde fica a sede. No entanto, ao tomarem conhecimento de que o idoso seria personagem da reportagem, ele conseguiu um avião. Após a nova cirurgia, ele se disse mais confiante.

A reportagem completa do Fantástico, que durou cerca de sete minutos, será disponibilizada no Globo Play, ao final do programa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes