Superliga promoverá mais de duas dezenas de jogos de rugby

A entrada dos jogos terá um preço simbólico de um quilo (1kg) de alimento não perecível

(Foto:Foto de Junior Martins/Direitos reservados)

A 1ª Superliga Sicredi de Rugby proporcionará o total de 21 partidas ao público, referentes a seis jogos na modalidade de Rugby XV Masculino e mais quinze espetáculos de Rugby Sevens Feminino, em 02 e 03 de novembro, organizados no Centro de Treinamento Melina e na Arena Governador José Fragelli, a Arena Pantanal, os dois em Cuiabá. Com entrada social de um quilo (1kg) de alimento não perecível, que serão doados à Fundação Espírita Rachele Steingruber.

No Rugby XV Masculino, Mato Grosso será representado pela seleção estadual e terá três adversários, a seleção do Cerrado, composta por Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, a seleção da região Norte do país e o Spac Rugby, um clube de São Paulo. Já no Rugby Sevens Feminino, a disputa será entre seis times, Cuiabá Rugby, Melina Rugby, Primavera Rugby, Parecis Rugby, Spac Rugby e Unb Rugby (DF). E a competição será no sistema de pontos corridos.

“Se pensarmos em termos históricos, a Superliga é um evento sem precedentes para o Rugby brasileiro. Serão três regiões disputando Rugby Union no coração do país. E sua maior fortaleza é justamente a unificação das diversas cenas do Rugby existentes Brasil afora. Ademais, é uma iniciativa liderada pelos próprios clubes e não por federações, o que por si só já lhe confere muito mérito”, avalia o secretário-geral do Spac Rugby Clube, Alexandre Cleaver.

Taça Alain Leplus

Nascido em 1945, numa cidade a 40 km de Paris (França), filho de agricultores, pai de dois filhos, Alain Leplus, radicado em Mato Grosso (Brasil), é uma lenda do esporte francês e um apaixonado por Rugby. E que venceu diversos torneios de atletismo, basquete, vôlei, futebol, tênis de mesa e handebol durante infância e juventude. Até que ingressou no serviço militar e serviu o país no Caribe, como fisioterapeuta do exército, e regressou para a França em 1970.

Após concluir o serviço militar, Alain Leplus retornou para a França e foi morar na região de Toulouse, onde o esporte mais praticado é o Rugby. Época em que o Rugby entrou em sua vida e, de 1970 a 1977, fez parte do time de Auch, na 1ª divisão, chegando a ser convocado para defender a seleção francesa, uma das melhores seleções do mundo. E, em 1977, os irmãos Leplus (Alain e Michel) decidiram tentar a sorte na América do Sul e foram morar no Brasil.

Os irmãos Leplus moraram em São Paulo e logo migraram para Mato Grosso. Alain chegou a ser técnico da seleção brasileira juvenil de Rugby, pela qual participou de duas Copas do Mundo (Romênia em 95 e França em 98). E, em 2009, em Cuiabá, Alain e Michel Leplus e um grupo de jovens abraçaram a ideia de construir o Cuiabá Rugby Clube, que permanece ativo até os dias atuais e é um dos três clubes responsáveis pela criação da Superliga Sicredi de Rugby.

“A Taça da Superliga terá o nome em homenagem à Alain Leplus. Por ele ter tido uma longa e bonita história no Rugby, por ter estado com o Cuiabá Rugby Clube desde os primeiros momentos e por dar treinos voluntariamente, entre outros. E foi por isso que o Cuiabá existe até hoje. O conhecimento passado por ele à equipe foi um dos pilares fundamentais à existência do clube”, comentou o presidente do Cuiabá Rugby Clube, André Dorileo.

Programação

Na sexta-feira (02.11), o Centro de Treinamento Melina, localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, n° 675, no Distrito Industrial, em Cuiabá, abrirá a entrada pelas 13h45, terá o primeiro confronto as 14h e receberá o total de nove partidas de Rugby Sevens Feminino, entre 14 e 17 horas. E no sábado (03), o CTMelina sediará jogos, apenas no período da manhã, de Rugby 7s e Rugby XV, abrirá as 08h45, terá o primeiro jogo as 09h e seguirá até 11h30 com cinco confrontos.

Na tarde de sábado (03), o evento será na Arena Governador José Fragelli, na Avenida Agrícola Paes de Barros, s/n, no bairro Verdão, em Cuiabá. Lá ocorrerão sete batalhas no gramado da Copa do Mundo de Futebol, entre 14h40 e 20 horas, nas duas modalidades, Rugby XV e Sevens, e com entrada a partir das 14h30. E os dois locais terão lugar para estacionar gratuitamente e bar para comprar cerveja, refrigerante, pipoca e cachorro quente. Mais informações na página do Cuiabá Rugby no Facebook.

 

Com Assessoria 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorLadrões roubam carro, batem em poste, trocam tiros com a PM e um acaba morto
Próximo artigo“A maioria dos corruptos foi expurgada”, diz Selma Arruda, sobre vitória de Bolsonaro

O LIVRE ADS