Judiciário

STJ julga recurso que pode alterar composição da ALMT

Pena de Gilmar Fabris, se mantida, caminha para prescrição. E, se isso ocorrer, ele está a um passo de assumir o cargo de deputado estadual

1 minuto de leitura
STJ julga recurso que pode alterar composição da ALMT
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga nesta terça-feira (1º) o recurso de agravo interno protocolado pelo Ministério Público de Mato Grosso que pede aumento de pena ao ex-deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) pelo crime de peculato. O julgamento está marcado para às 14h.

Após ser condenado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o ex-deputado recorreu ao STJ alegando que a pena estava prescrita e que, por isso, deveria ser declarada extinta.

No dia 10 de maio, o ministro Ribeiro Dantas fixou a pena definitiva em 6 anos, 1 mês, 10 dias de reclusão, além de 58 dias-multa. A prescrição não foi declarada de ofício, porque a pena ainda é questionada pelo Ministério Público.

Se o colegiado do STJ mantiver a pena, ainda caberá recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal (STF), última instância do poder Judiciário.

No julgamento de terça-feira (1º), também votarão os ministros Félix Fischer, João Otávio de Noronha, Reynaldo Soares da Fonseca e Joel Ilan Paciornik.

E se isso ocorrer, a defesa de Fabris vai pedir o reconhecimento da prescrição. Caso esse pedido seja acatado, o ex-deputado poderá retornar à Assermbleia Legislativa de Mato Grosso.

Embora tenha sido eleito deputado estadual em 2018, ao somar 22.913 votos, Fabris não foi empossado porque o registro de candidatura foi negado com base na Lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura dos condenados em órgãos colegiados.

Uma vez reformada essa condenação, Fabris assumiria a vaga no lugar do deputado estadual Allan Kardec (PDT). Mas, antes disso, terá que ingressar com pedido de recontagem de votos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes