Mato Grosso

STJ extingue ação que tentava barrar troca de modais em Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá perdeu a batalha em um dos tribunais, mas isso ainda não quer dizer que as obras podem começar

1 minuto de leitura
STJ extingue ação que tentava barrar troca de modais em Cuiabá
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) extinguiu ação movida pela Prefeitura de Cuiabá para tentar barrar a instalação do BRT no lugar do VLT. O resumo da decisão publicado sábado (18) informa que não houve resolução de mérito do conflito. 

A prefeitura tentava impedir a troca de modais com o argumento de que o procedimento  para instalação do BRT (Ônibus de Faixa Rápida, em livre tradução) não teve participação dos municípios – Cuiabá e Várzea Grande. 

O BRT foi projeto original escolhido pelo governo de Mato Grosso para aprimorar o transporte coletivo para a Copa do Mundo de 2014. Mais tarde, houve a substituição pelo VLT (Veículos Leve sobre Trilhos), cuja obra foi paralisada por fraudes. 

O retorno ao BRT foi decidido no fim do ano passado. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) diz que a escolha partiu de análise de custo menor de obra para o projeto original e preço de passagem mais baixo ao usuário, na comparação com VLT. 

Agora vai?

Hoje, contudo, o lançamento da obra do BRT ainda está impedido decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). A Prefeitura de Cuiabá conseguiu intervenção nos trâmites com o argumento de que existe de dinheiro da União na obra.

O Estado diz que essa conta foi fechada no começo do ano, com o pagamento de R$ 500 milhões restantes de empréstimo de bancos estatais. 

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes