Brasil

STJ afasta Wilson Witzel do governo do RJ e manda prender Pastor Everaldo

Agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão no Palácio Laranjeiras e contra a primeira-dama do RJ, Helena Witzel

2 minutos de leitura
STJ afasta Wilson Witzel do governo do RJ e manda prender Pastor Everaldo
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), foi afastado do cargo nesta sexta-feira (28) pelo Superior Tribunal Justiça (STJ), em meio a uma investigação sobre irregularidades na área da Saúde.

O órgão também mandou prender o presidente do PSC, Pastor Everaldo, segundo informações da CNN Brasil. Witzel, no entanto, não será preso, apenas afastado do cargo. Com o afastamento dele, quem assume o governo do Estado é o vice Cláudio Castro (PSC).

As ações são determinações do STJ na Operação Tris in Idem, um desdobramento da Operação Placebo. Entre os alvos, estão o governador do RJ, o vice-governador Cláudio Castro e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT).

Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão no Palácio Laranjeiras (residência oficial do governador do RJ) e contra a primeira-dama do RJ, Helena Witzel.

Além do Pastor Everaldo – mentor da campanha do governador e que não tinha cargo no governo –, são alvos dos mandados de prisão Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, e Sebastião Gothardo Netto, médico e ex-prefeito de Volta Redonda.

Outro lado

Em nota à CNN Brasil, a defesa de Witzel disse que “recebe com grande surpresa a decisão de afastamento do cargo, tomada de forma monocrática e com tamanha gravidade”. Os advogados afirmaram que aguardam o acesso ao conteúdo da decisão para tomar as medidas cabíveis.

O PSC também divulgou nota e disse que “o Pastor Everaldo sempre esteve à disposição de todas as autoridades e reitera sua confiança na Justiça.” O presidente do partido seria ouvido pela Comissão da Saúde e Covid-19 da Alerj no dia 3 de setembro para falar sobre irregularidades na Saúde. A presidente da comissão, deputada Martha Rocha (PDT), vai enviar ofício ao Sistema Penitenciário para ouví-lo.

(Com informações da CNN Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes