17 de abril de 2026 15:29
Cidades

STF decide na próxima semana a validade de delação negociada pela PF

Foto de Agência Brasil
Agência Brasil

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, marcou para a próxima quinta-feira (14) a retomada do julgamento sobre a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações premiadas, conforme previsto na Lei de Organizações Criminosas (12.850/2013).

O julgamento foi interrompido em dezembro do ano passado, e o placar está em 6 a 1 a favor das delações negociadas pela PF, mas todos com divergências. O ponto comum entre os votos é sobre a validade da delação somente se o Ministério Público concordar com o acordo e a proibição de que delegados acertem as penas com os colaboradores.Já votaram os ministros Marco Aurélio, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Dias Toffoli. Edson Fachin votou contra. Faltam os votos dos ministros Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e da presidente Cármen Lúcia.

Posição da PGR

A Corte julga ação na qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) alega que a possibilidade de a PF realizar acordos enfraquece a atribuição exclusiva do Ministério Público (MP) de oferecer denúncia contra criminosos.

Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, delegados da PF não têm a prerrogativa de oferecer prêmios ao colaborador, uma vez que cabe somente ao Ministério Público o papel de oferecer denúncia contra o criminoso.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

​PMMT promove mais de mil policiais em solenidade na Arena Pantanal neste domingo

Ao todo, 894 praças e 111 oficiais sobem de patente em cerimônia alusiva ao Dia de Tiradentes; evento marca a primeira rodada de promoções de 2026
Geral

Documentário ‘Memórias de Alda’ resgata trajetórias femininas na Expedição Roncador-Xingu

Lançamento gratuito ocorre nesta sexta-feira (17), no Cine Laser; filme mergulha nos conflitos de gênero e cultura de Alda Vanique e Diacuí Kalapalo
Justiça

Justiça suspende despejo de 650 famílias nos condomínios Villas das Minas e Lavras do Sutil

Decisão proferida nesta sexta-feira (17) evita crise social no bairro Porto; processo será submetido à Comissão de Soluções Fundiárias para análise humanizada
Geral

Bombeiros localizam corpo de indígena desaparecido após naufrágio no Rio Araguaia

Pai e filho morreram após embarcação virar na última terça-feira (14); buscas contaram com apoio de mergulhadores de Mato Grosso e Tocantins